Política

Lira afirma que “PL da Reciprocidade” seguirá avançando, apesar da retratação feita pelo Carrefour

O texto veda o Brasil de participar de qualquer acordo com países ou blocos que “possam representar restrições às exportações brasileiras e ao livre comércio”

27/11/2024 07h36
Lira afirma que “PL da Reciprocidade” seguirá avançando, apesar da retratação feita pelo Carrefour
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (26) que o Congresso seguirá avançando com o chamado “PL da Reciprocidade”, apesar da retratação feita pelo Carrefour, que seguirá comprando proteínas de países do Mercosul. 

O projeto de lei proíbe que o Brasil firme acordos comerciais com países que não adotem normas técnicas ambientais equivalentes às brasileiras. A proposta impede a participação em tratados com nações ou blocos que possam impor restrições às exportações do país ou ao livre comércio, especialmente quando os parceiros comerciais não seguem padrões como os do Código Florestal brasileiro.

Na última semana, o CEO do grupo, Alexandre Bompard, declarou que iria deixar de comprar carnes vendidas por países do Mercosul, inclusive o Brasil. O presidente da Câmara afirmou que o episódio deve servir como “aprendizado” para a COP30, que será realizada no ano que vem em Belém. Lira afirma que o Parlamento Europeu deve validar o Acordo de Livre Comércio com o Mercosul e que cabe ao Brasil acabar com fake news sobre preservação ambiental.

“Precisamos comparar o quanto os produtores franceses preservam e o quanto os produtores brasileiros preservam. A coisa mais correta neste momento é combater a desinformação, que deve ser crescente por parte desse protecionismo, que é burro”, afirmou em evento da Frente Parlamentar da Agropecuária.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula vai participar das comemorações do 2 de julho em Salvador pela 4ª vez

Lula vai participar das comemorações do 2 de julho em Salvador pela 4ª vez

O presidente Luiz Ínacio Lula da Silva (PT) participará do tradicional desfile do 2 de...
Política
Lideranças apontam necessidade de união para eleger mais representantes de Feira

Lideranças apontam necessidade de união para eleger mais representantes de Feira

Apesar de Feira de Santana contar com quase 700 mil habitantes e mais de 430 mil eleitores,...
Política
Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma destacou o fortalecimento do PL no Sul e no Extremo Sul da Bahia