Conferência Municipal do Meio Ambiente tem foco em mudanças climáticas
O evento, que integra uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, convocada pelo governo federal para 2025, reunirá representantes de diversas entidades, sociedade civil e especialistas da área ambiental.
No próximo dia 11 de dezembro, Feira de Santana sediará a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com o tema “Mudança Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento, que integra uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, convocada pelo governo federal para 2025, reunirá representantes de diversas entidades, sociedade civil e especialistas da área ambiental.
A conferência tem como finalidade principal abordar os desafios impostos pelas mudanças climáticas no contexto local, debatendo temas como mitigação de desastres, justiça climática, transformação ecológica e educação ambiental.
“Queremos identificar as principais vulnerabilidades de Feira de Santana e propor soluções concretas que ajudem a reduzir os impactos ambientais e sociais das mudanças climáticas. A ideia é elaborar um plano que combine sustentabilidade e justiça social”, destacou Agostinho Fróes da Mota, secretário do Meio Ambiente.
ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA
A programação será dividida em cinco eixos temáticos:
- Mitigação dos Gases de Efeito Estufa;
- Adaptação às Mudanças Climáticas;
- Justiça Climática;
- Transformação Ecológica;
- Governança e Educação Ambiental.
Cada eixo contará com 20 participantes, totalizando 100 inscritos, que serão selecionados a partir de um formulário de inscrição disponibilizado online nos próximos dias. Representantes de órgãos públicos, entidades ambientais como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (CODEMA), e a população civil poderão se inscrever.
“Teremos um espaço de diálogo onde todos poderão contribuir com ideias e perspectivas. É um momento de união em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da nossa população”, afirmou Agostinho.
Na parte da manhã, os inscritos participarão de palestras com especialistas da área ambiental, como representantes do CONDEMA, Vipal Borrachas e outras empresas parceiras. Após as apresentações, os grupos se dividirão para debater e propor ideias dentro de cada eixo.
No período da tarde, as propostas serão levadas à plenária para votação, e as melhores ideias de cada eixo serão selecionadas para representar o município na Conferência Estadual. Delegados eleitos durante o evento municipal levarão essas propostas às próximas etapas, seguindo até a Conferência Nacional.