Redes estadual e municipais iniciam aplicação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica, nesta segunda (18)
A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados.
As escolas das redes estadual e municipais realizam, a partir desta segunda-feira (18), a aplicação da avaliação somativa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe), composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa, que prossegue até o dia 29 de novembro, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, identificando pontos fortes e fracos do sistema educacional.
Participam da avaliação estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado. Também participam, de forma amostral, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas dos municípios sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados. A quantidade de questões varia de acordo com a série. Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, por exemplo, respondem 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática e os da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado respondem 26 questões de cada componente curricular.
Todo o material de aplicação é sigiloso para assegurar a integridade do processo. Com essas características, a avaliação Sabe busca fornecer uma visão precisa do desempenho dos estudantes e contribuir para a melhoria contínua da educação no Estado e municípios.