Saúde

Estilo de vida e prevenção do câncer de próstata: especialistas debatem importância do autocuidado e escolhas saudáveis

Campanha Novembro Azul incentiva homens a priorizarem a saúde com exames preventivos e conscientização sobre o câncer de próstata

15/11/2024 20h57
Estilo de vida e prevenção do câncer de próstata: especialistas debatem importância do autocuidado e escolhas saudáveis

Em entrevista especial do Novembro Azul no programa De Olho na Cidade, o médico urologista Dr. João Batista Cerqueira e o nutricionista Jayme Assunção se reuniram para abordar a importância do estilo de vida na prevenção do câncer de próstata e outras doenças crônicas, enfatizando os benefícios da alimentação e hábitos saudáveis.

Dr. João iniciou destacando que a prevenção vai muito além do diagnóstico.

“Quando falamos em prevenção, estabelecemos três níveis: primária, secundária e terciária. No caso da prevenção primária, trata-se de ações como uma boa nutrição, prática de exercícios físicos e vida equilibrada, aspectos fundamentais para reduzir riscos de doenças como o câncer de próstata”, explicou o urologista.

Jayme Assunção complementou, reforçando o papel da alimentação. “Como o doutor mencionou, o licopeno, presente no tomate, é um ótimo exemplo de prevenção natural contra o câncer de próstata. A alimentação é essencial, pois promove a renovação celular e combate o envelhecimento das células. Precisamos nos atentar a alimentos mais naturais e reduzir o consumo de produtos industrializados, que são ricos em conservantes e prejudiciais à saúde”, afirmou.

Para ambos, o desafio é a implementação de escolhas mais saudáveis.

“É difícil porque, como sociedade, nosso poder de escolha ainda é limitado. Acabamos optando pelo que é mais prático, mesmo que menos saudável”, destacou Jayme, apontando também para a influência das campanhas publicitárias que incentivam o consumo de alimentos processados. Dr. João acrescentou: “A mídia e as grandes indústrias promovem esses alimentos de forma muito intensa, e isso aumenta os problemas de saúde.”

A questão do sedentarismo e do excesso de peso também foram apontados como fatores de risco.

“Hoje, 55% da população brasileira está acima do peso, o que já é um fator de risco por si só”, pontuou Dr. João. “O sobrepeso aumenta a inflamação dos órgãos e reduz a capacidade de regeneração celular, o que dificulta o combate a células prejudiciais ao organismo”, continuou Jayme.

Para aqueles que ainda não deram o primeiro passo rumo a um estilo de vida mais saudável, Dr. João incentivou: “Não é necessário estar constantemente em consultas médicas, mas pelo menos uma avaliação anual com um bom profissional já é suficiente para se orientar sobre o que precisa ser ajustado.”

Por fim, os especialistas enfatizaram a importância da campanha Novembro Azul na conscientização sobre o câncer de próstata.

“O apoio dos meios de comunicação e o envolvimento do poder público, como vemos com a Prefeitura de Feira de Santana, têm sido essenciais para que mais homens se conscientizem e busquem exames preventivos”, afirmou Dr. João. Ele deixou uma mensagem direta para aqueles que ainda resistem a realizar exames: “Se cuidar é uma forma de se preservar para a família, os amigos e a sociedade. É um gesto de amor e responsabilidade.”

Comentários

Leia também

Saúde
Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Com planejamento e escolhas conscientes, é possível aproveitar essa época especial sem...
Saúde
Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Condição pode atingir até 90% das crianças até os sete anos de idade.
Saúde
Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Dr. Silvério Calaça explicou que esse tipo de sangramento ocorre entre o cérebro e a...