Política

Homem detona explosivos e morre em frente ao STF; Praça dos Três Poderes é isolada

Militares especializados em explosivos foram chamados. Segundo bombeiros, uma pessoa morreu.

13/11/2024 20h16
Homem detona explosivos e morre em frente ao STF; Praça dos Três Poderes é isolada
Foto: Reprodução

Duas explosões, em um intervalo de 20 segundos, no começo da noite desta quarta-feira (13), ocorreram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Uma pessoa morreu, e a área foi isolada. Bombeiros e militares especializados em explosivos foram ao local

O que se sabe sobre o caso:

No momento do ocorrido, a funcionária do Tribunal de Contas da União (TCU) Layana Costa estava em um ponto de ônibus em frente ao STF. Segundo ela, um homem passou, segurando uma sacola, e acenou com “um joinha”.

A mulher afirma que, em seguida, ouviu a primeira explosão e, ao olhar para trás, viu que o homem jogou algo perto da estátua da Justiça e logo caiu.

Dono de um food truck que funciona no estacionamento do anexo IV da Câmara, Carlos Monteiro contou ter visto o carro pegando fogo.

“Me informaram que ele parou o carro, tirou as coisas de dentro do porta-mala e desceu com mochila nas costas. E, de repente, a gente escutou as explosões. Quando a gente foi olhar, [havia] um fumaceiro muito forte”, descreveu Monteiro.

Em nota, o STF informou que, após a sessão desta quarta, “dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança”. “Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela.” A Corte afirmou ainda que a segurança do STF colabora com autoridades policiais do DF.

O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, disse que a Esplanada dos Ministérios foi fechada: “Neste momento, estamos tentando entender o que aconteceu e estamos enviando um efetivo muito grande do batalhão especial da PMDF para fechar parte da Esplanada”.

Durante uma entrevista concedida pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), por volta das 19h30, no Palácio do Planalto, foi possível ouvir o barulho das explosões 

*Com informações g1

Comentários

Leia também

Política
Lula deve se reunir com líderes da Câmara para tratar do projeto de anistia do 8/1

Lula deve se reunir com líderes da Câmara para tratar do projeto de anistia do 8/1

Presidente está decidido a estabelecer uma relação mais próxima com os congressistas...
Política
Lula convoca cúpula da Abin e PF após denúncia de espionagem contra o Paraguai

Lula convoca cúpula da Abin e PF após denúncia de espionagem contra o Paraguai

Presidente quer explicações sobre suposta invasão a sistemas do governo vizinho por...
Política
Glauber Braga anuncia fim de sua greve de fome: “A luta contra a injustiça não vai parar”

Glauber Braga anuncia fim de sua greve de fome: “A luta contra a injustiça não vai parar”

O Psol tem até a próxima terça-feira (22) para recorrer à Comissão de Constituição...