Feira de Santana

Método Canguru: Hospital da Mulher oferece assistência ambulatorial para prematuros

Acompanhamento especializado garante suporte para o desenvolvimento saudável de bebês prematuros após a alta hospitalar

07/11/2024 06h27
Método Canguru: Hospital da Mulher oferece assistência ambulatorial para prematuros
Foto: Rafael Marques

O Hospital da Mulher agora oferece um serviço ambulatorial específico para acompanhar o desenvolvimento de bebês prematuros ou de baixo peso até os dois anos de idade. Essa assistência faz parte do Método Canguru, uma abordagem de cuidado que promove o desenvolvimento e a saúde dos recém-nascidos prematuros, especialmente aqueles internados na UTI Neonatal. O primeiro bebê que passou pela terceira etapa do método já ganhou peso e apresenta boa saúde.

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia responsável pela gestão do Hospital Inácia Pinto dos Santos, explica que o modelo de cuidado integra ações de uma equipe multiprofissional.

“O nosso foco é oferecer assistência qualificada e acompanhamento humanizado aos pacientes prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 33 semanas, ou peso abaixo de 1,5 kg. São crianças que passaram por um longo processo de recuperação e, após a alta hospitalar, agora serão acompanhadas na terceira etapa do projeto”, destaca Gilberte. O lançamento da 3ª etapa do Método Canguru foi uma das ações do Hospital da Mulher alusivas ao Novembro Roxo, mês dedicado a conscientização sobre cuidados e prevenção à prematuridade. 

Do Método Canguru para casa 

Calebe, o primeiro bebê a participar dessa terceira etapa do Método Canguru, nasceu prematuro com 32 semanas, por parto normal, no dia 1º de outubro de 2024. Ele recebeu alta nesta quarta-feira, dia 6. Calebe é o primeiro filho de Jacilene Conceição dos Santos e Ediclei Santos, moradores do bairro Limoeiro, em Feira de Santana.

“Passar por esse processo não foi fácil. Já sinto saudade da enfermeira Marília pelo cuidado que teve comigo e com o meu filho. O Método Canguru me ensinou muito; hoje me sinto mais segura ao voltar para casa com meu bebê”, diz Jacilene, mãe de Calebe.

Foto : Jorge Magalhães – Arquivo

Para o pai, Ediclei Santos, a experiência foi desafiadora, mas valiosa. “Passamos pelo processo, senti meu filho no contato pele a pele e acompanhei sua recuperação desde as primeiras horas de vida aqui no Hospital da Mulher. Agora, vamos para casa com mais segurança para cuidar do nosso menino”, comenta o mecânico, emocionado.

Estímulo e vínculo familiar

A enfermeira Marília Macedo, referência no atendimento ambulatorial da terceira etapa do Método Canguru no Hospital da Mulher, explica que o recém-nascido Calebe teve complicações após ser diagnosticado com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), o que causou perda de peso. Ele foi internado na UTI Neonatal e, após recuperação, passou pela Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco I) e pela Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).

“O Hospital da Mulher é o primeiro da região a oferecer a terceira etapa do Método Canguru. Esse acompanhamento ocorre a cada duas a três semanas, com o objetivo de promover e proteger a saúde dos bebês prematuros após a alta hospitalar”, reforça Marília.

Ela ainda explica que o Método Canguru é baseado no contato pele a pele entre a mãe (ou o pai) e o bebê, e nos cuidados com a alimentação, estímulo e proteção, criando um vínculo com a família através do cuidado multiprofissional oferecido pelo hospital.

“É gratificante acompanhar a alta desse bebê na terceira etapa do método. É uma oportunidade para a mãe tirar dúvidas, aprender mais e enfrentar os desafios de cuidar de um prematuro. Para nós, profissionais do Hospital da Mulher, cada grama de peso adquirido é uma vitória”, salienta Marília Macedo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito nomeia dois novos subsecretários para as secretarias de Governo e Cultura
Feira de Santana
Secretária de Educação afirma que garantirá continuidade das aulas apesar de atraso em pagamento de terceirizados

Secretária de Educação afirma que garantirá continuidade das aulas apesar de atraso em pagamento de terceirizados

Anaci Paim reforçou que a paralisação das atividades não é uma opção, principalmente...
Feira de Santana
Câmara aprova honraria ao empresário Juscelino Brito, da Farmácia Brito

Câmara aprova honraria ao empresário Juscelino Brito, da Farmácia Brito

O autor do projeto de Decreto Legislativo é o vereador Galeguinho SPA