Saúde

Fisioterapeuta explica benefícios e técnicas da ventosaterapia

Técnica tradicional ganha popularidade no alívio de dores musculares e emoções

05/11/2024 06h23
Fisioterapeuta explica benefícios e técnicas da ventosaterapia

O fisioterapeuta Luan Andrade foi convidado do programa Cidade em Pauta (rádio Nordeste FM) para compartilhar informações sobre a ventosaterapia e os múltiplos benefícios dessa técnica milenar. A entrevista trouxe esclarecimentos sobre as aplicações terapêuticas das ventosas, desfazendo mitos e orientando sobre o uso correto desse método.

O especialista explicou que a ventosa é uma técnica de aplicação de pressão negativa em determinadas áreas do corpo, usando instrumentos de vidro.

“A ideia é aumentar o aporte sanguíneo naquela região. Essas manchas roxas que muitos veem não são obrigatórias; na verdade, é um mito que a ventosa precise deixar marcas. O roxo só ocorre em casos específicos, quando há um acúmulo de ácido lático ou cortisol, o hormônio do estresse.” Detalhou.

O fisioterapeuta também esclareceu que a ventosaterapia não deve ser aplicada de forma aleatória. Existem duas vertentes: a medicina chinesa, focada na visão integrativa do corpo e na relação entre órgãos, e a abordagem funcional, que prioriza áreas com dores específicas, como a lombar ou as escápulas.

“Pacientes com ansiedade, por exemplo, podem beneficiar-se de uma abordagem voltada para órgãos ligados à condição, como pulmão e intestino grosso, enquanto os que têm dores musculares são tratados de maneira diferente,” acrescentou.

Ao ser questionado sobre o uso da ventosa para aliviar dores, Luan ressaltou que sentir dor é um alerta de que algo não está funcionando corretamente no corpo.

“A ventosa pode ser usada de forma fixa, para controle da dor, ou de forma deslizante, comum em atletas. No entanto, a técnica deve sempre ser aplicada por um profissional capacitado, pois o uso incorreto pode agravar a dor,” enfatizou.

O entrevistado também destacou a importância de uma avaliação criteriosa antes de aplicar a ventosaterapia, especialmente em pacientes com problemas específicos, como dores nas costas ou tensão devido ao uso excessivo de celulares e computadores. Segundo ele, “O ponto de tensão e o ponto gatilho são condições comuns em pessoas que têm uma postura incorreta. A ventosa, combinada com outras técnicas, ajuda a aliviar essa tensão acumulada.”

Ao encerrar a entrevista, Luan reforçou a necessidade de procurar profissionais qualificados para a aplicação da ventosaterapia e não se arriscar com técnicas adquiridas por conta própria.

“Com a popularidade da ventosa, vemos pessoas sem treinamento aplicando a técnica e causando lesões. O barato pode sair caro; é preciso ter o conhecimento adequado para não prejudicar a saúde,” alertou.

O fisioterapeuta deixou uma mensagem final para os ouvintes: “Valorize seu corpo e procure profissionais capacitados. A ventosa pode ser uma aliada poderosa para a saúde, mas precisa ser usada de forma responsável e personalizada para cada pessoa.”

Mais informações sobre o fisioterapeuta Luan Andrade podem ser encontradas no Instagram @dr.luanandrade

Comentários

Leia também

Saúde
Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Com planejamento e escolhas conscientes, é possível aproveitar essa época especial sem...
Saúde
Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Condição pode atingir até 90% das crianças até os sete anos de idade.
Saúde
Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Dr. Silvério Calaça explicou que esse tipo de sangramento ocorre entre o cérebro e a...