Gleisi diz que Padilha ofende PT fazendo ‘graça’ e que ministro deveria focar na articulação política
Padilha comentou resultado do partido nas eleições municipais e disse que PT ‘não saiu do z4’, em referência aos quatro últimos colocados de um campeonato de futebol.
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse nesta terça-feira (28) que o ministro Alexandre Padilha (PT-SP), titular das Relações Institucionais do governo Lula, ofende o PT “fazendo graça” e que ele deveria focar na articulação política com o Congresso.
A crítica da presidente veio após uma fala do ministro a respeito do desempenho do PT nas eleições municipais. Ele comparou o resultado do PT nas urnas à zona de rebaixamento de um campeonato de futebol ao afirmar que a sigla “não saiu do z4”
“Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, escreveu em uma rede social.
A presidente do PT afirmou que o ministro deveria focar na articulação política, uma de suas tarefas, e ligou o desempenho da legenda nas urnas ao trabalho do titular da pasta.
“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”.
Gleisi afirmou também que precisa “refrescar a memória de Padilha”
A presidente do PT disse que o desempenho do partido foi afetado pelo governo federal, que é de ampla coalização, e que o país passa por uma “ofensiva de extrema direita”. Os principais vencedores do pleito municipal – PSD, MDB e PP – fazem parte da base governista.
Desempenho do partido
O PT conquistou apenas uma capital nas eleições municipais deste ano. Evandro Leitão se elegeu prefeito de Fortaleza em uma disputa voto a voto contra o candidato do PL, André Fernandes. Em 2020, o partido não tinha conquistado nenhuma capital.
O partido também ensaiou recuperação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, conquistando 6 neste pleito contra 4 no pleito passado. Em relação total de municípios brasileiros, o partido pulou de 179 para 252 prefeituras conquistadas.
*Com informações g1