Votação, trânsito e segurança no segundo turno em Camaçari; saiba como fica
O pleito acontece das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno.
A cidade de Camaçari vai definir o próximo prefeito, neste domingo (27), em eleições no segundo turno. Na disputa estão Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil). O pleito acontece das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno.
Esquema de transporte público e trânsito:
Ônibus: 6h30 às 21h30 – Gratuidade das 8h às 17h. Não haverá diminuição da frota.
Transporte intermunicipal: 18h – 26/10 até 23:59 – 27/10 (gratuito)
Trânsito: não haverá mudanças nas rotas do município – 41 agentes de trânsito vão estar disponíveis para atendimento à população nas ruas.
Onde votar:
É possível realizar a consulta no Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na seção “Onde votar”, ou através de cadastro no aplicativo e-título.
Como justificar:
Para quem não compareceu ao primeiro turno ou não vai participar do segundo dia de eleição, a justificativa de votos pode ser feita de diversas formas.
No caso em que o eleitor justifica a ausência no dia do pleito, o procedimento pode ser realizado através do aplicativo e-título ou preenchendo um formulário de requerimento, que pode ser obtido no site do TSE.
Nesta segunda alternativa, o cidadão precisa apresentar o documento em mesas destinadas a esta finalidade em locais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
O eleitor que não votou no dia do pleito, além do aplicativo e do formulário de requerimento – neste caso um formulário específico para pós-eleição – poderá justificar a falta no site do TSE, através do Autoatendimento Eleitoral. O prazo para justificar o primeiro turno é cinco de dezembro. Já para o segundo turno, a data limite é o dia sete de janeiro de 2025. Caso o eleitor não apresente a justificativa ou o TSE não aceite os motivos apresentados, será necessário pagar as multas eleitorais.
Como fica a segurança:
Com objetivo se assegurar a segurança no dia do pleito, 1.463 agentes das forças de segurança, 180 viaturas e 50 câmeras de videomonitoramento, sendo 13 de reconhecimento facial, vão reforçar a operação eleições.
Participam policiais civis, militares, técnicos e bombeiros. A Polícia Federal também vai reforçar o pleito. De acordo com o jornal O Globo, a corporação vai enviar o Grupo Pronta Intervenção, especializado em emergências e operações de alto risco.
A eleição de Camaçari também terá a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que fiscalizará a lisura do processo democrático já a partir deste sábado (26).
O Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais (Nuel) da entidade estará de plantão no final de semana para receber denúncias. A queixa é realizada através da página eletrônica do MP-BA.
*Com informações Bahia.ba