Feira de Santana

Direitos das pessoas com câncer: Advogada esclarece benefícios e garantias legais

Especialista detalha direitos trabalhistas, previdenciários e de saúde garantidos por lei para mulheres em tratamento oncológico

24/10/2024 06h22
Direitos das pessoas com câncer: Advogada esclarece benefícios e garantias legais

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, a advogada Esmeralda Halana, diretora jurídica do conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura ( CMEC), abordou de maneira esclarecedora os direitos garantidos às pessoas diagnosticadas com câncer no Brasil. Ela destacou os benefícios assegurados por lei nas áreas trabalhista, previdenciária, e de saúde.

“A gente tem diversos direitos garantidos em áreas como a educacional, trabalhista, previdenciária e cível”. Ela ressaltou que uma das mais recentes conquistas, estabelecida por lei em 2022, amplia o direito de prevenção para mulheres desde a puberdade, garantindo exames de câncer de mama, colo de útero e colo retal pelo SUS. “Esses exames devem ser disponibilizados na rede pública de saúde assim que a mulher entra na puberdade”, pontuou.

Além dos direitos preventivos, Dra. Esmeralda frisou os benefícios trabalhistas: “A mulher diagnosticada tem direito a três dias de folga anuais para realizar exames preventivos, sem prejuízo do salário.” Caso o empregador descumpra essa norma, a dispensa pode ser considerada discriminatória e sujeita a sanções judiciais.

Um ponto relevante da entrevista foi o direito à reconstrução mamária, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por planos de saúde, após o tratamento de câncer de mama. “A mulher tem direito à cirurgia de reconstrução da mama, incluindo a colocação de prótese de silicone, se desejar”, explicou a advogada.

Outro aspecto tratado foi o acesso à justiça. Dra. Esmeralda explicou que mulheres com câncer têm prioridade na tramitação de processos judiciais, acelerando a resolução de questões ligadas ao tratamento: “O processo dessa mulher terá prioridade, garantindo que seu direito seja analisado de forma mais ágil.”

Prazo para tratamento e Estatuto da Pessoa com Câncer

Dra. Esmeralda também reforçou a importância de prazos estabelecidos para o tratamento de câncer no SUS.

“Desde 2012, há uma lei que garante o prazo máximo de 30 dias para exames que confirmem o diagnóstico de câncer, e o tratamento deve começar em até 60 dias após o diagnóstico.”

Ela destacou ainda o Estatuto da Pessoa com Câncer, que promove a igualdade de acesso ao tratamento integral e gratuito no SUS. “O estatuto assegura que o paciente tenha acesso a exames, diagnóstico precoce, acompanhamento, e informações claras sobre seu tratamento”, disse.

Previdência Social e benefícios

Sobre os direitos previdenciários, Dra. Esmeralda enfatizou as três principais possibilidades de benefícios para pessoas diagnosticadas com câncer: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“O auxílio-doença, hoje chamado de benefício de incapacidade temporária, pode ser convertido em aposentadoria por invalidez caso o tratamento gere sequelas permanentes”, explicou.

Ela também mencionou o BPC, destinado àquelas que não contribuem para o INSS: “Se a mulher tem renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo e comprova o diagnóstico de câncer, ela pode solicitar o BPC.”

Planos de Saúde e direitos pós diagnóstico

Questionada sobre a possível recusa de cobertura pelos planos de saúde após o diagnóstico de câncer, Dra. Esmeralda foi enfática: “O plano não pode cancelar ou negar o tratamento, mesmo no acompanhamento pós-tratamento. Se isso acontecer, a paciente pode recorrer judicialmente, já que essa conduta é considerada abusiva.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...