Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia se torna cidadã feirense
A concessão da honraria atende ao Projeto de Decreto Legislativo 44/2024, de iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT), aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Cynthia Maria Pina Resende, agora é oficialmente, cidadã feirense. A outorga do Título aconteceu na noite desta quinta (18), em concorrida sessão solene promovida pela Câmara Municipal. A concessão da honraria atende ao Projeto de Decreto Legislativo 44/2024, de iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT), aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.
Natural de Aracaju (SE), Cynthia Resende formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) em 1979. Cinco anos depois, ingressou na Justiça da Bahia. Desde então, “contribui para o desenvolvimento e aplicação do Direito Público e dos Direitos Humanos no estado, engrandecendo o Judiciário baiano e promovendo uma Justiça mais acessível e eficiente para toda a população”, conforme avalia Silvio Dias.
Advogado, o proponente da sessão destaca o “legado admirável” que vem sendo consolidado pela desembargadora Cynthia Resende, que “dignifica o judiciário baiano, cumprindo sua missão com ética, dedicação e respeito aos princípios e valores que norteiam a Justiça”. Parte deste resultado, segundo o vereador, pode ser observado nas obras de autoria da homenageada publicadas na Revista do Magistrado do TJ/BA, na Revista da Escola da Magistratura da Bahia e no Diário do Poder Judiciário da Bahia.
Após a leitura do Decreto Legislativo e outorga da cidadania feirense, Cynthia Resende disse que o seu trabalho pela garantia de entrega da efetiva Justiça como instrumento de cidadania e do pleno resguardo do Estado democrático de direito ganha “um potente e necessário combustível incentivador para o fortalecimento do caminho e da sua dura, mas gloriosa caminhada”.
A sergipana, que veio para a Bahia ainda jovem, dedica o seu Título de Cidadã Feirense ao seu esposo, José Carlos Araújo, também acolhido pela Princesa do Sertão. “Mesmo não tendo nascido nesta cidade, percebo a afinidade estreita entre as suas características e a minha história de vida, o que em mim reforça um sentimento de pertencimento e ao mesmo tempo de acolhimento, que agora se consolida em definitivo com a minha efetiva condição de cidadã desta terra”, concluiu a homenageada.
A sessão solene foi conduzida pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PP). Ela compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Silvio Dias (PT), do prefeito Colbert Martins (MDB), de José Carlos Araújo e da homenageada, Cynthia Maria Pina Resende. No plenário, os vereadores José Carneiro (UB) e Pedro Américo (Cidadania) se juntaram aos representantes de diversos órgãos baianos e demais autoridades que prestigiaram o evento.