Nutricionista destaca a importância da alimentação no combate ao câncer de mama
Victória Moreira destacou a importância de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis para a redução de riscos, além de fornecer orientações para quem já está em tratamento.
Em entrevista à série especial do programa Jornal do Meio Dia sobre o Outubro Rosa, a nutricionista Victória Moreira, do GBO, abordou a influência da alimentação na prevenção e no tratamento do câncer de mama. A conversa destacou a importância de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis para a redução de riscos, além de fornecer orientações para quem já está em tratamento.
Victória explicou que a alimentação saudável é fundamental para a prevenção. “Hoje temos comprovadamente os dados de que mais de 13% da população consegue prevenir o câncer de mama com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Infelizmente, é difícil manter esses hábitos, pois nossa cultura não prioriza isso. Se fosse mais acessível, essa taxa seria ainda maior”, afirmou.
Ela ressaltou que uma alimentação rica em legumes, frutas, verduras e proteínas não inflamatórias, como carnes brancas, além da hidratação e da prática de exercícios, são essenciais para reduzir os riscos. “Esses hábitos já são amplamente conhecidos e ajudam bastante”, completou.
Quando o assunto é o tratamento, a nutricionista reforçou a importância da alimentação individualizada.
“Cada caso é único. Depende do tipo de câncer, do tratamento e até das condições socioeconômicas e culturais da pessoa. Não existe um protocolo único. A nutrição é tão importante quanto qualquer outra área, porque ela dá suporte ao corpo para que os tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, possam funcionar da melhor forma possível”, explicou.
Victória também destacou que o acompanhamento nutricional é indispensável tanto antes, quanto durante e após o tratamento.
“Mais de 65% das mulheres que passam por um tratamento de câncer de mama desenvolvem sobrepeso ou obesidade. Isso precisa ser levado em conta desde o início, para minimizar esses efeitos a longo prazo”, disse.
Desmistificando mitos sobre nutrição e câncer
Durante a entrevista, a nutricionista aproveitou para desmistificar alguns mitos sobre a alimentação e o câncer de mama. Um dos mitos mais comuns é o de que o açúcar alimenta células cancerígenas.
“É mito que o câncer se alimenta do açúcar, mas não é mito que o açúcar é extremamente prejudicial à saúde e pode atrapalhar o tratamento. Ele é um alimento altamente inflamatório e deve ser evitado por qualquer pessoa, com ou sem câncer”, alertou.
Victória deixou claro que não há um alimento específico que cause câncer, mas sim uma combinação de fatores, como genética e hábitos de vida.
“Se soubéssemos que um alimento causa câncer, já teríamos a cura. O que orientamos é que as pessoas mantenham uma vida o mais saudável possível para reduzir riscos”, disse.
Encerrando a participação, Victória Moreira deixou uma mensagem importante para todas as mulheres.
“Toda mulher deve ter o compromisso com seu próprio corpo. Toque-se, busque orientações e aproveite a campanha do Outubro Rosa, que facilita o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil é o tratamento e o retorno à vida normal. Há sempre esperança para quem enfrenta o câncer”, concluiu.