Colégio Gênesis celebra 30 anos com inauguração de mosaico em homenagem à Feira de Santana
O Colégio Gênesis, ao longo dessas três décadas, reforça seu compromisso com a educação e a cultura, destacando-se como um pilar importante na formação das novas gerações em Feira de Santana.
Como parte das comemorações dos seus 30 anos, o Colégio Gênesis inaugurou, nesta quinta-feira (10), um painel em mosaico que celebra as belezas e a história de Feira de Santana. A obra artística, criada pela professora e artista Gabriela França, reúne imagens icônicas e momentos marcantes da cultura local, reforçando o compromisso da instituição com a valorização cultural da cidade.
“A inspiração foi justamente trazer essa questão do colorido, utilizando a técnica do mosaico, e representar diversos traços de Feira de Santana, seus patrimônios materiais e imateriais”, explicou Gabriela, detalhando o processo de criação da obra. “Dos cacos de azulejos, construímos imagens como a Catedral de Senhora Santana, Maria Quitéria, a Caixa d’Água do Tomba, o Mercado de Arte Popular e até mesmo a Micareta, destacando as festas e tradições da cidade”, acrescentou.
A obra, que demorou dois anos para ser concluída, reflete a importância de perpetuar a memória e os monumentos de Feira de Santana no ambiente escolar. Para o diretor-geral do Colégio Gênesis, Antônio Jorge, o mosaico simboliza a relação entre a escola e a cidade.
“Feira de Santana está eternizada nesse mosaico, um trabalho de grande qualidade feito pela professora Gabriela. Coincidentemente, ele ficou pronto no ano em que completamos 30 anos. Estamos muito felizes com isso”, afirmou.
A celebração também contou com a presença do artista plástico Juraci Dorea, que destacou o papel da arte na preservação cultural.
“É interessante resgatar elementos da cultura feirense e apresentá-los aos jovens. No ambiente escolar, isso é fundamental, principalmente hoje, em que as tradições tendem a se perder no mundo digital”, disse Juraci. Ele enfatizou que o mosaico ajuda a perpetuar a memória da cidade para as futuras gerações.
O professor Josué Melo, presente no evento, emocionou-se ao falar sobre a história da instituição e o impacto da obra.
“Esse mosaico, junto com o memorial do colégio, preserva a história educacional de Feira de Santana. São 30 anos de conquistas e vitórias, e essa arte vai inspirar muitas gerações”, celebrou.
*Com informações do repórter Danillo Freitas