Bahia

Deyvid Bacelar avalia eleições na Bahia: “Jerônimo sai fortalecido com 309 prefeituras”

Deyvid Bacelar analisou o resultado das eleições municipais na Bahia, destacando os ganhos e desafios enfrentados pela base aliada do governador Jerônimo Rodrigues.

06/10/2024 11h05
Deyvid Bacelar avalia eleições na Bahia: “Jerônimo sai fortalecido com 309 prefeituras”

Nas eleições municipais na Bahia, o PSD do senador Otto Alencar saiu como o partido com mais prefeituras, alcançando 115, consolidando-se como uma força expressiva dentro da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). No entanto, apesar da vitória em termos de número de municípios, o governador enfrentou não conseguiu vitória em cidades como Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, onde o União Brasil conquistou os principais colégios eleitorais.

Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News, Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fez uma avaliação positiva do resultado geral para o governador Jerônimo.

“Tivemos um resultado importante que supera as eleições de 2020. O governador ultrapassa um recorde que o ex-governador e atual ministro Rui Costa havia alcançado, com uma base aliada sólida, apesar das derrotas nas grandes cidades”, afirmou.

Ele destacou o crescimento do PSD e de outros partidos aliados, como o Avante, que subiu de 39 para 50 prefeituras, e o PT, que também cresceu de 39 para 50.

“O senador Otto Alencar é o grande vitorioso deste processo, com o PSD ampliando sua presença. O Avante cresceu, impulsionado por Rui Costa, e o PT também teve um avanço significativo”, disse.

Embora o PP tenha perdido força, reduzindo o número de prefeituras para 41, o União Brasil também consolidou sua posição, conquistando 39 prefeituras, principalmente em cidades de grande porte. Deyvid observou que, ao somar os partidos da Federação Brasil da Esperança, a base de Jerônimo mantém uma posição de destaque, ficando atrás apenas do PSD em número de prefeituras.

Sobre as eleições em Feira de Santana, Deyvid expressou sua opinião sobre a derrota de Zé Neto (PT), que perdeu por uma margem apertada de 11 mil votos para o atual prefeito.

“Foi uma campanha linda, com crescimento histórico de votação, mas infelizmente não conseguimos levar a eleição ao segundo turno. A cidade foi inundada de papéis em frente aos principais colégios eleitorais, o que configura crime eleitoral”, afirmou Bacelar.

Ele criticou o uso do poder econômico nas eleições, destacando que esses problemas são comuns, sobretudo em cidades menores.

“Apesar de todas as disputas judiciais que podem ocorrer, nós respeitamos a democracia e desejamos um bom governo ao prefeito eleito. Esperamos que as promessas feitas durante a campanha sejam colocadas em prática”, disse.

Ele finalizou a entrevista destacando a força política de Jerônimo Rodrigues e a expectativa de um futuro promissor para o governador.

“Jerônimo sai fortalecido deste processo eleitoral, com 309 prefeituras de um total de 416, consolidando sua liderança e se firmando como um grande governador para o estado da Bahia”, concluiu.

Comentários

Leia também

Bahia
Anguera convoca taxistas para recadastramento obrigatório; prazo vai até 15 de agosto

Anguera convoca taxistas para recadastramento obrigatório; prazo vai até 15 de agosto

Com a medida, a Prefeitura busca reforçar a regularidade do serviço de táxi no município...
Bahia
Aeroportos regionais baianos ofertam mais de 500 voos extras para as férias de julho

Aeroportos regionais baianos ofertam mais de 500 voos extras para as férias de julho

Na Costa do Descobrimento, o Aeroporto de Porto Seguro terá um aumento de 24% na oferta...
Bahia
Prefeito de Ipecaetá busca recursos em Brasília e defende PEC 66 em nome dos municípios

Prefeito de Ipecaetá busca recursos em Brasília e defende PEC 66 em nome dos municípios

Durante a visita, Piaggio representou a União dos Municípios da Bahia (UPB) na Comissão...