Bahia

Sicredi Centro-Sul MS/BA conclui revitalização do Prédio das Araras

Em campanha bem-humorada, Cooperativa vai recontar as histórias ligadas ao prédio por meio de influenciadores digitais

08/10/2024 06h01
Sicredi Centro-Sul MS/BA conclui revitalização do Prédio das Araras
Foto: Divulgação

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – concluiu o trabalho de revitalização do prédio Adelina Rigotti, conhecido como o Prédio das Araras. A revitalização da pintura foi feita pelo próprio autor da obra, Cleir Ávila, iniciada em abril e concluída neste mês de outubro. A proposta integrou as comemorações do aniversário de 35 anos da Cooperativa. 

foto: Quarks Produtora

O prédio foi o primeiro edifício comercial da cidade, construído em 1977. Em setembro de 2000, Cleir realizou a pintura das araras e do papagaio nas laterais do prédio, tendo como inspiração os animais do Pantanal. Em 2016, a Cooperativa em parceria com o condomínio Adelina Rigotti, realizou a restauração da pintura, sendo o próprio autor da obra o responsável pelos trabalhos que, oito anos depois, voltou à cidade para mais uma revitalização. 

Junto com a restauração da pintura, a Sicredi Centro-Sul MS/BA realizou uma campanha no Instagram para que pessoas da comunidade pudessem contar suas histórias ligadas ao prédio das araras. A partir desta semana, essas memórias serão recontadas por influenciadores digitais. 

A analista de comunicação e marketing da Cooperativa, Mariana Kohler, explica que três dessas histórias foram escolhidas, juntamente com três influenciadores: o Golden Alfredo, a agente de viagens Terezinha Grassmann e a criadora de conteúdo Camila Camioli. “A proposta foi fazer com que a comunidade acompanhasse esse momento de forma leve e descontraída, trazendo à tona lembranças com o Prédio das Araras levando, em consideração a preservação da memória da cidade”, disse.

O primeiro vídeo da série convida Terezinha Grassmann para contar a história da Aline Ramos, que desde pequena passava em frente ao Prédio das Araras e tinha o sonho de trabalhar no edifício. Ela realizou esse sonho e, hoje, possui duas salas no prédio, seu escritório de advocacia e o consultório odontológico de seu marido. 

Confira essa história no Instagram: www.instagram.com/sicredicentrosulmsba/ (@sicredicentrosulmsba)

Prédio das Araras

O prédio Adelina Rigotti foi o primeiro da cidade a ter 11 andares e 54 salas comerciais, um avanço na época. O empreendimento era da família Rigotti, que chegou em Dourados na década de 30, atrás de novas oportunidades. O então Pedro Rigotti, o primeiro dentista da área, faleceu deixando viúva Adelina Rigotti (in memorian), que dá nome ao edifício.

O artista plástico, Cleir Ávila, autor das araras e do papagaio pintados no prédio, é reconhecido por sua influência hiper-realista, que retrata temas regionais e ecológicos, em especial a cultura, fauna e flora do Pantanal e do Cerrado. Ele possui inúmeros trabalhos espalhados pelo Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito e Dourados.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Prédio das Araras é um marco para todos os douradenses e o objetivo foi fazer registros desse lugar importante valorizando memórias, além de entregar a pintura restaurada para embelezar ainda mais a cidade, reconhecendo os patrimônios históricos e culturais do município. 

Comentários

Leia também

Bahia
Começa a 1ª Expo Tanquinho 2025 com cultura, negócios e solidariedade

Começa a 1ª Expo Tanquinho 2025 com cultura, negócios e solidariedade

Realizada no Galpão da Agricultura Familiar, às margens da BR-324, a feira vai até domingo...
Bahia
SSP inaugura Delegacia Territorial da Polícia Civil em Candeal

SSP inaugura Delegacia Territorial da Polícia Civil em Candeal

O novo equipamento tem o objetivo de ampliar o atendimento à população e fortalecer...
Bahia
Festa de São Roque 2025 celebra “Nossa Fé, Nossas Histórias” em Antônio Cardoso com show da Banda Lambassaia, neste sábado”

Festa de São Roque 2025 celebra “Nossa Fé, Nossas Histórias” em Antônio Cardoso com show da Banda Lambassaia, neste sábado”

A expectativa é de que a edição deste ano atraia um grande público, movimentando também...