Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços para prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero
Os serviços disponíveis incluem aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), solicitações de mamografias e orientações sobre prevenção
Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana promoveu uma ação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. A atividade ocorre até às 16h no estacionamento da Prefeitura, oferecendo uma variedade de serviços à comunidade.
Médicos, enfermeiros e estudantes de enfermagem de três faculdades estão envolvidos no atendimento. Os serviços disponíveis incluem aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), solicitações de mamografias e orientações sobre a prevenção da sífilis, além de informações sobre os cânceres de mama e do colo do útero.
Alessandra Magalhães, enfermeira da Referência Técnica da Saúde da Mulher, destacou a importância da ação,
“É uma atividade voltada para sensibilizar a comunidade quanto à importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Outubro é um mês em que o mundo todo volta o olhar para essa campanha, que busca, como disse anteriormente, a prevenção.”
Durante o evento, Alessandra também detalhou os atendimentos oferecidos: “Temos aqui médicos, enfermeiras, nutricionistas, educadores físicos, além do atendimento para solicitação de exames de mamografia e citopatológicos, testes rápidos e vacinação.”
A ação é restrita a este dia e local. “Essa ação especificamente acontecerá apenas hoje aqui ao lado da Prefeitura, no estacionamento, até às 16h. No entanto, todas as unidades de saúde do município estão aptas a acolher as pacientes para oferecer os exames”, completou a enfermeira.
Sobre as mamografias, Alessandra explicou: “De acordo com o Ministério da Saúde, a idade adequada para a realização da mamografia é entre 50 e 69 anos. Porém, a mamografia diagnóstica pode ser feita em qualquer idade, desde que a mulher tenha uma queixa, como a percepção de um caroço ou secreção. A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento