Hemoba reduz prazos para doadores de sangue com tatuagens e piercings
Expectativa é aumentar o número de doadores, principalmente entre os jovens
A Fundação Hemoba anunciou a redução do prazo de inaptidão para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercings. A partir de 16 de setembro, o intervalo para doação caiu de 12 para 6 meses, desde que os procedimentos sejam realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e que cumpram todas as normas de segurança, como o uso de materiais descartáveis e a esterilização adequada.
Para piercings na cavidade oral ou região genital, o prazo de inaptidão permanece em 12 meses após a retirada, devido ao risco elevado de infecção.
Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, com 19.814 inaptos, dos quais 1.566 por causa de tatuagens ou piercings. Em 2024, entre janeiro e agosto, 916 pessoas foram consideradas inaptas pelo mesmo motivo. Com a mudança, a expectativa é aumentar o número de doadores, principalmente entre os jovens.
Campanha “Antes de riscar, venha doar”
Para incentivar a doação de sangue antes da realização de procedimentos estéticos, a Hemoba lançou a campanha “Antes de riscar, venha doar”. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da doação antes de realizar tatuagens ou piercings, além de promover a escolha de estúdios licenciados pela Anvisa. “É essencial que os doadores façam a doação antes da tatuagem e voltem a doar após seis meses”, afirma Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba. A campanha conta com o apoio de estúdios de tatuagem e estética que incentivam seus clientes a se tornarem doadores.
Unidades Móveis de Coleta (Hemóvel)
Para facilitar o acesso à doação, o hemóvel, unidade móvel de coleta de sangue, estará em locais de grande circulação em Salvador e Região Metropolitana, confira o roteiro:
– Salvador Shopping: até 05/10
– Neonergia (Narandiba): de 02 a 04/10
– Shopping Bela Vista: 05/10, das 8h às 17h
– Supermercado Assaí (Lauro de Freitas): até 01/10, das 8h às 16h
Onde Doar em Salvador
– Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30; sábados, das 7h30 às 16h30.
– Hospital do Subúrbio: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
– Hospital Ana Nery: terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
– Hospital Roberto Santos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para horários de atendimento nas 21 unidades no interior, consulte o site da Hemoba:
Critérios para Doação de Sangue
Os candidatos devem:
– Estar em boas condições de saúde.
– Pesar acima de 50 kg.
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados por responsáveis).
– Idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, deve evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas, não consumir álcool 12 horas antes, e não fumar por pelo menos 2 horas. É necessário ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior.