Santa Casa de Feira lança segunda edição da Caminhada do Amor
A iniciativa tem como objetivo promover a importância de medidas simples de mudança de comportamento na prevenção dessas doenças, além de reforçar o papel da instituição como referência no tratamento oncológico.
Em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana irá realizar, no dia 10 de novembro, a Caminhada do Amor, um evento dedicado à conscientização sobre a prevenção dos cânceres de mama e próstata. A iniciativa tem como objetivo promover a importância de medidas simples de mudança de comportamento na prevenção dessas doenças, além de reforçar o papel da instituição como referência no tratamento oncológico.
O provedor da Santa Casa, Dr. Rodrigo Matos, destacou a relevância de ações preventivas para a saúde da população.
“O câncer pode ser prevenido com medidas como a redução da obesidade e a prática de atividades físicas. Queremos levar essa mensagem à cidade e mostrar que mudanças simples no comportamento podem ajudar a prevenir a doença e, obviamente, quando a prevenção não for suficiente, é importante sinalizarmos que a Santa Casa se posiciona como referência para o tratamento oncológico”, afirmou.
A Caminhada do Amor será aberta ao público e qualquer pessoa pode participar, mesmo aquelas que não estão acostumadas com atividades físicas intensas.
“É um evento democrático, todos podem participar, mesmo quem não está em forma ou não pode correr. Será um domingo muito bonito, onde vamos celebrar a existência de uma instituição que acolhe e cuida das pessoas com câncer”, ressaltou o provedor.
Além da caminhada, a ação também tem um caráter social, com a venda de camisas e a arrecadação de alimentos que serão doados integralmente para a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPC). A entidade oferece suporte, como alimentação e hospedagem, aos pacientes que estão em tratamento em Feira de Santana.
“A AAPC faz um trabalho social muito bonito, acolhendo essas pessoas durante o período de tratamento. É uma forma de estarmos todos unidos nessa causa”, comentou Dr. Rodrigo.
O provedor também enfatizou que o combate à obesidade e a promoção de hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção do câncer.
“Muitas vezes falamos de doenças cardiovasculares, mas a obesidade também aumenta o risco de câncer. Fazer as pessoas se movimentarem e adotarem atividades físicas contribui para a promoção da saúde e a redução da incidência de câncer”, reforçou.