Feira de Santana

Feira de Santana sedia a terceira edição do Hackathon Agro

Os participantes foram divididos em equipes com suporte de especialistas e mentores renomados

28/09/2024 16h44
Feira de Santana sedia a terceira edição do Hackathon Agro
Foto: Rafael Marques

Neste sábado (28), Feira de Santana recebeu a terceira edição do Hackathon Agro, realizado no Sesi, no Jardim Cruzeiro. O evento, que tem duração de 12 horas, visa desenvolver soluções tecnológicas para aprimorar a gestão e a produção agrícola, criando uma plataforma de colaboração entre diferentes áreas e incentivando inovações para os desafios do setor rural.

A competição foi voltada para desenvolvedores, designers, agrônomos e outros profissionais da tecnologia e do agronegócio. Os participantes foram organizados em equipes e contaram com o suporte de especialistas e mentores renomados, participando de atividades interativas para aprimorar suas propostas. As três melhores soluções são premiadas por uma banca de jurados especializados.

Fernanda Becevelli, empreendedora e organizadora do evento, destacou a importância do Hackathon.

Foto: Rafael Marques

“Nosso principal objetivo aqui é abordar os desafios voltados à pecuária de corte para a região de Feira de Santana. Levantamos junto ao Senar dez desafios oriundos de uma pesquisa com pequenos, médios e grandes produtores. Dentro desses desafios, escolhemos quatro para serem desenvolvidos durante a maratona,” explicou.

Os desafios selecionados incluem a questão de documentação para acesso ao crédito, a necessidade de mão de obra capacitada e a gestão financeira das propriedades, todos relacionados ao tema da pecuária de corte. Fernanda também mencionou a participação dos inscritos.

“Tivemos 186 inscritos, dos quais selecionamos dez equipes, cada uma com seis participantes. O propósito é que eles fiquem o dia todo aqui desenvolvendo suas soluções e, no final da tarde, apresentem suas propostas.”

O Hackathon Agro é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e Extraordinária da Juventude (Sejuv), em parceria com o Sebrae Bahia, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Pensar Feira.

A organizadora também abordou a continuidade dos eventos: “Feira de Santana geralmente realiza um Hackathon por ano, geralmente no final do ano. Ano passado foi em novembro, e este ano foi um pouquinho mais cedo, mas provavelmente, para o ano que vem, teremos um novo evento com essa temática.”

Foto: Rafael Marques

Com o apoio de diversas instituições e a participação ativa da comunidade, o Hackathon Agro reafirma a importância da inovação e colaboração para o desenvolvimento do setor agrícola na região.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...