Pesquisa AtlasIntel/A TARDE aponta cenário incerto na eleição de Feira de Santana
O levantamento Atlas Intel/A TARDE sinaliza que a diferença percentual reduzida entre os dois primeiros candidatos não permite afirmar que a disputa está decidida.
A menos de duas semanas para a votação, a eleição em Feira de Santana está indefinida. O levantamento Atlas Intel/A TARDE sinaliza que a diferença percentual reduzida entre os dois primeiros candidatos não permite afirmar que a disputa está decidida.
Segundo a pesquisa, 50,7% dos eleitores afirmam votar em José Ronaldo (União Brasil) e 45% em Zé Neto (PT). Carlos Medeiros (Novo) tem 1,6%, Brancos e Nulos 2,7% e indecisos apresentam o surpreendente índice de 0%.
O petista tem vantagem entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 72% das intenções de voto. Entre os que ganham menos de R$ 2 mil, os candidatos estão empatados, mas José Ronaldo tem 62,6% dos eleitores que ganham de R$ 2 a 3 mil e 55,5% de quem ganha Bolsa Família.
No recorte por instrução, José Ronaldo detém 66,3% dos eleitores que possuem apenas o ensino fundamental, enquanto Zé Neto lidera (52,8%) entre os que concluíram ou estão cursando o ensino médio, confirmando sua maior inserção entre os mais jovens.
Em votos válidos, José Ronaldo tem 52,1% contra 46,3% de Zé Neto. Num eventual segundo turno, a variação também seria mínima. José Ronaldo teria 51% enquanto Zé Neto ficaria com 45%, mantendo a distância de seis pontos percentuais, ainda no limite da margem de erro, configurando empate técnico.
Segundo a pesquisa AtlasIntel/A TARDE, Zé Neto tem a maioria dos votos dos eleitores de Lula (71,3%), mas José Ronaldo ainda fica com 26% dos votos dados ao atual presidente.
Da mesma forma, 19,8% dos eleitores que disseram ter votado no governador Jerônimo Rodrigues pretendem votar no ex-prefeito, contra 79,9% de intenções declaradas a Zé Neto.
Rejeição
Na avaliação da imagem dos políticos, outra sondagem feita pela Atlas Intel/A TARDE, para 17% dos eleitores pesquisados, a imagem de Colbert Martins é positiva, enquanto 77% desaprovam o prefeito.
O segundo líder mais rejeitado é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem imagem negativa para 65% dos que responderam à pesquisa. Outros 30% tem uma imagem positiva do ex-presidente. Lula tem a imagem mais positiva, com 49%, mas 45% têm imagem negativa do presidente. Logo em seguida aparece José Ronaldo com 48% de avaliação positiva e 52% negativa.
ACM Neto e Zé Neto têm a mesma avaliação positiva, 39%, à frente de Jerônimo Rodrigues, com 36%. O ex-prefeito de Salvador é rejeitado por 38% dos feirenses e o deputado federal tem uma imagem negativa para 46% do eleitorado local. Jerônimo tem 52% de imagem negativa.
Carlos Medeiros, do Novo, tem a menor avaliação positiva (2%) e também negativa (27%). Isso porque 71% dos entrevistados dizem não ter opinião sobre ele.
A Pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 798 pessoas em Feira de Santana, no período de 18/09/2024 a 23/09/2024. Registro no TSE: BA-05542/2024.