Feira de Santana

Semana Nacional de Trânsito é aberta com foco em pessoas com mobilidade reduzida

O tema deste ano é “A Paz no Trânsito Começa por Você” e também o subtema local “Respeite meu direito!”

18/09/2024 18h47
Semana Nacional de Trânsito é aberta com foco em pessoas com mobilidade reduzida
Foto: Izinaldo Barreto – Arquivo

No dia do aniversário de 191 anos de emancipação político-administrativa de Feira de Santana, esta quarta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito foi aberta no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.

O tema deste ano é o mesmo do Maio Amarelo: “A Paz no Trânsito Começa por Você” e também o subtema local: “Respeite meu direito!”, ao qual a Prefeitura de Feira de Santana através da Superintendência Municipal e Trânsito (SMT) – em parceria com outras entidades dos setores – vem com a proposta de desenvolver um olhar mais humanitário para as pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação da SMT, Adelmo Amorim o evento vem não só a caráter de conscientizar apenas no mês da campanha, mas com valor para o ano inteiro. 

“Esse ano o evento chama a atenção das pessoas para uma auto reflexão das suas atitudes no trânsito enquanto condutor, enquanto cidadão. Em Feira de Santana este ano, além do tema principal, está trazendo um tema local que envolve a acessibilidade e atendimento das pessoas com mobilidade reduzida. Viabilizando a pessoa idosa, a pessoa mais 60 anos, e temos o portador de necessidades especiais. Então nós estamos voltando a nossa campanha local para chamar a atenção das pessoas para o respeito a essas pessoas que precisam ter seus direitos atendidos. E um deles é o de poder transitar com segurança e tendo seus direitos respeitados” explicou.

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, que esteve presente no ato de abertura, o evento destaca a importância de se falar sobre o assunto, pois mobilidade urbana não é apenas o trânsito de veículos, é toda a sociedade que transita pelas ruas da cidade.

“A importância das ações realizadas durante a Semana Nacional do Trânsito em Feira de Santana está intrinsecamente ligada à promoção de uma mobilidade urbana segura e inclusiva, conforme preconiza a Constituição. O direito à segurança no trânsito é fundamental para a proteção da vida e da dignidade humana, princípios que estão consagrados na Constituição Federal”, pontuou.

O prefeito destacou ainda que a mobilidade urbana deve ser planejada pensando em todos os públicos. 

“A mobilidade urbana, que abrange não apenas a circulação de veículos automotores, mas também pedestres, ciclistas e outros modais, deve ser planejada de maneira a garantir acessibilidade e segurança a todos os cidadãos, especialmente aqueles que possuem mobilidade reduzida. Em um cenário em que a população idosa cresce, é essencial que as políticas públicas priorizem a segurança no deslocamento, ajustando sinalizações e estruturas urbanas para favorecer a travessia segura e o uso de meios de transporte alternativos”, observa.

As campanhas de conscientização promovidas durante a Semana do Trânsito visam educar tanto motoristas quanto pedestres sobre a responsabilidade compartilhada no trânsito, reforçando que todos têm um papel ativo na prevenção de acidentes. Essa abordagem é fundamental para a construção de um ambiente urbano harmonioso e seguro, onde a vida e a integridade física de todos os cidadãos sejam respeitadas e protegidas.

A Semana Nacional de Trânsito vai até a próxima quarta-feira (25), com palestras e diversos eventos educativos para promover o melhor trânsito para a cidade.

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA, 19/09:

SEXTA-FEIRA, 20/09:

SÁBADO, 21/09:

DOMINGO, 22/09:

SEGUNDA-FEIRA, 23/09:

TERÇA-FEIRA, 24/09:

QUARTA-FEIRA, 25/09:

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Dr. Everton Cley explicou os objetivos da campanha e os principais benefícios previdenciários...
Feira de Santana
“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

A luta antirracista, como lembrou Anderson Lopes, é uma jornada coletiva que requer o...
Feira de Santana
Missa, procissão e o tradicional caruru de Santa Bárbara acontecerá dia 4 de dezembro