Feira de Santana

SEMOB reforça sinalização em vias exclusivas para ônibus; secretário destaca outras ações

O objetivo da medida, segundo o secretário Sérgio Carneiro, é melhorar a fluidez do trânsito e priorizar a mobilidade coletiva

06/09/2024 12h15
SEMOB reforça sinalização em vias exclusivas para ônibus; secretário destaca outras ações
Foto: Rafael Marques

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Feira de Santana deu início à implementação de uma nova sinalização em vias exclusivas para o transporte coletivo. O objetivo da medida, segundo o secretário Sérgio Carneiro, é melhorar a fluidez do trânsito e priorizar a mobilidade coletiva, especialmente o transporte público, em detrimento dos veículos particulares.

“Estamos fazendo todo um esforço pela melhoria da mobilidade urbana em Feira de Santana”, afirmou Sérgio Carneiro. “Mobilidade tem uma gradação de prioridades: a primeira, por óbvio, é o pedestre. A segunda é o ciclista. A terceira é o transporte coletivo, que conta com ônibus em Feira que, na renovação da frota, transportam até 180 pessoas. E, por fim, está o carro particular, que não é nossa prioridade”, ressaltou.

Melhorias no transporte coletivo

Além das novas sinalizações, o secretário destacou uma série de melhorias que têm sido realizadas para garantir mais conforto e segurança aos usuários do transporte público.

“Melhoramos todos os terminais de ônibus. Os banheiros agora estão em condições de uso, os assentos foram trocados, colocamos locais especiais para gestantes, idosos e cadeirantes. Revitalizamos a sinalização horizontal e vertical e instalamos extintores de incêndio”, explicou.

Outro ponto importante destacado por Sérgio Carneiro é o uso de aplicativos para facilitar a vida dos passageiros.

“Aproveito para pedir aos usuários que baixem o aplicativo Citamob, que permite acompanhar os horários e trajetos dos ônibus em tempo real. Você pode ver o ônibus virando a esquina da rua onde deseja pegá-lo”, acrescentou.

Ar-condicionado e vias exclusivas

O secretário também destacou a modernização da frota. “Atualmente, 19 bairros são atendidos 100% por ônibus com ar-condicionado, e na Zona Norte, 14 bairros também têm essa cobertura. Além disso, as linhas desses ônibus se estendem para outras regiões da cidade.”

Com relação às vias exclusivas para ônibus, a SEMOB já implantou a faixa exclusiva na Avenida Senhor dos Passos, que é monitorada por câmeras, e na Visconde do Rio Branco.

“Infelizmente, algumas pessoas ainda insistem em trafegar por essas vias, mesmo quando não deveriam. A prioridade deve ser do ônibus, exceto em casos de emergência, como ambulâncias ou viaturas policiais que precisam de vias livres para salvar vidas”, ponderou o secretário.

Planos futuros

Sérgio Carneiro ainda mencionou planos de expansão para outras áreas da cidade. “Estamos sugerindo ao prefeito mais pistas exclusivas para ônibus. Penso na Olímpio Vital, em frente à Receita Federal, na Getúlio Vargas e na Presidente Dutra. Nesses locais, é possível ampliar as faixas exclusivas, removendo os canteiros separadores”, explicou.

O secretário também destacou que a SEMOB está trabalhando para colocar em funcionamento a linha do BRT que ligará as avenidas João Durval e Ayrton Senna. “Nosso objetivo é continuar aprimorando o sistema de transporte coletivo, garantindo mais conforto, segurança e eficiência para os usuários”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...