Secretário de Cultura analisa investimentos no Complexo Carro de Boi em Feira de Santana
Para o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o investimento em requalificação de espaços culturais no estado é fundamental
Com um investimento de R$7,5 milhões, o Governador da Bahia autorizou a abertura da licitação para a reforma do Complexo Carro de Boi, espaço cultural histórico de Feira de Santana integrado ao Centro de Cultura Amélio Amorim, e ampliação do equipamento cultural, que passará a contar com um anfiteatro.
Para o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o investimento em requalificação de espaços culturais no estado é fundamental para promover a potência das ações promovidas por agentes da Cultura baiana.
“Nós temos apoiado, desde o início da nossa gestão, uma série de realizações, de projetos culturais, de eventos que acontecem em todo o estado”, afirmou. Ele destacou o impacto significativo da participação do governo estadual em eventos tradicionais, como a Micareta de Feira de Santana, que, segundo ele, “ganhou uma nova vida” graças ao apoio recebido. “Este ano, tivemos a satisfação de promover a pré-micareta nos distritos e bairros de São José, o que trouxe ainda mais força para a tradição”, completou.
Além da reforma do Complexo Carro de Boi, que inclui o cuidado com a famosa estrutura conhecida como antiga Boate Jerimum ou Abóbora, um monumento histórico querido pela comunidade, o secretário ressaltou a ampliação do Centro de Cultura Amélio Amorim como um marco importante para o reconhecimento e a valorização dos fazeres culturais de Feira de Santana.
“A gente tem investido muito para valorizar, reconhecer e fortalecer ainda mais as manifestações culturais locais. Feira de Santana é essencial nesse sentido”, comentou.
O secretário ainda antecipou outras ações que o governo estadual pretende realizar na cidade até o final do ano, como a implantação de uma programação de ocupação cultural permanente.
“Estamos nos momentos finais de ajustes, mas queremos lançar em setembro essa programação de ocupação cultural de Feira de Santana. Será uma oportunidade de produção, circulação e influência dos nossos saberes culturais”, revelou.
Além das reformas, o secretário destacou que um novo teatro e o centro de convenções estão nos planos para serem concluídos até o final do ano, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento cultural da cidade. “Esses espaços serão fundamentais para o pleno desenvolvimento da nossa cultura”, afirmou Monteiro.
*Com informações do repórter Danillo Freitas