Feira de Santana

Associação dos Motoristas e Motociclistas por Aplicativo repudia atos de vandalismo durante manifestação

Incidente com viaturas da PRF é repudiado pela associação, que destaca aumento de assaltos e cobra melhorias na segurança pública e infraestrutura

28/08/2024 18h40
Associação dos Motoristas e Motociclistas por Aplicativo repudia atos de vandalismo durante manifestação

Em meio a uma manifestação de motociclistas e entregadores por aplicativo por mais segurança na última segunda-feira (26), um incidente de vandalismo contra viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) gerou grande repercussão.

Pedro Neto Bastos Freitas, diretor e representante da AMABA (Associação dos Motorista e Motociclista por Aplicativo do Estado da Bahia) em Feira de Santana, esclareceu que o ato foi isolado e não contou com a participação de membros da associação.

“Esse episódio de vandalismo não foi protagonizado por nenhum dos integrantes do movimento. Alguém se aproximou durante o percurso e, infelizmente, ocorreu essa fatalidade. A AMABA repudia qualquer tipo de vandalismo,” afirmou Pedro Neto em entrevista ao De Olho na Cidade.

O movimento, que teve como principal pauta a melhoria da segurança pública para motoristas e motociclistas por aplicativo, foi motivado pelo aumento expressivo de assaltos na cidade. De acordo com Pedro Neto, as vias públicas mal iluminadas, a presença de buracos e matagais que servem como esconderijo para criminosos são os principais fatores que elevam o risco para esses profissionais.

“Infelizmente, o índice de assaltos em Feira de Santana cresceu bastante, principalmente contra motociclistas, mototaxistas e entregadores por aplicativo. Nossa principal reclamação é a questão da segurança, pois muitos de nós ficam vulneráveis nas ruas enquanto aguardam passageiros ou entregas,” destacou Pedro.

A situação, que não é recente, é agravada pelo tempo de espera exigido pelas plataformas de aplicativos, especialmente no período noturno. Pedro Neto enfatizou a necessidade de redução desse tempo de espera para minimizar a exposição ao risco. “Esperar cinco minutos à noite em uma via mal iluminada é um risco constante. Precisamos ficar atentos ao portão, esperando o passageiro descer, e ao mesmo tempo, cuidando para não sermos vítimas de um assalto.”

Em resposta às reivindicações, uma comissão da AMABA foi recebida pelo coronel Lopes, que destacou a importância dos boletins de ocorrência para o mapeamento da criminalidade na cidade. “A Polícia Militar age de acordo com a mancha criminal, que é mapeada pelos boletins de ocorrência. Onde há maior incidência de roubo, há maior efetivo policial,” explicou Pedro Neto.

Além disso, os representantes da AMABA foram recebidos na prefeitura pelo chefe de gabinete, Cleudson Almeida, que solicitou a elaboração de pautas detalhadas sobre as necessidades de iluminação e manutenção das ruas.

“Embora o prefeito não tenha nos recebido, o chefe de gabinete pediu que apresentássemos nossas demandas. Caso não sejamos atendidos, um novo movimento poderá ocorrer,” alertou Pedro.

Ao final da entrevista, Pedro Neto deixou um recado para os usuários de serviços de transporte e entrega por aplicativo, enfatizando a importância de acompanhar o mapa e estar próximo ao portão ao final da corrida, especialmente à noite, para reduzir o tempo de exposição dos motoristas ao risco.

“Solicitamos que, ao fazer pagamentos em dinheiro ou Pix, isso seja feito durante o trajeto para minimizar o tempo parado na rua, onde corremos risco de assalto.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Frente fria trará chuvas moderadas a fortes em Feira de Santana neste fim de semana

Frente fria trará chuvas moderadas a fortes em Feira de Santana neste fim de semana

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o fenômeno deve persistir...
Feira de Santana
Planejamento de atentado a autoridades: Advogado analisa aspectos jurídicos e impactos no Estado Democrático de Direito

Planejamento de atentado a autoridades: Advogado analisa aspectos jurídicos e impactos no Estado Democrático de Direito

Segundo o advogado criminalista Danilo Silva, os crimes são classificados como “crimes...
Feira de Santana
Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Serviços de inscrição e atualização do NIS estarão suspensos nestes dias nos CRAS...