Feira de Santana

Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos

O órgão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs) dedicada aos microcréditos para pequenos empreendedores e sediada em Feira de Santana.

25/08/2024 10h32
Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos
Foto: Marcos Braga/Ascom SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos da Bahia (CEAPE) e a deputada Federal, Elisângela Araújo. O órgão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs) dedicada aos microcréditos para pequenos empreendedores e sediada em Feira de Santana. O diálogo girou em torno da necessidade de qualificar e formar os micro e pequenos para que acessar o crédito e serem bem-sucedidos.

O secretário Ângelo Almeida destacou a importância da reunião, sublinhando que o encontro está alinhado com a diretriz da SDE de fomentar o desenvolvimento de pequenos empreendedores.

“Receber o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendedores do Estado da Bahia na SDE tem a ver com a nossa diretriz de fazer da SDE uma porta de entrada não apenas para políticas públicas de alta de investimentos, mas também cuidar do pequeno e fomentar. Estamos construindo um ecossistema de negócios que permita que essas políticas cheguem ao interior do estado, alcançando os pequenos empreendedores,” afirmou.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância do Ministério do Empreendedorismo, liderado pelo ministro Márcio França, que tem proposto iniciativas ousadas para fortalecer a economia criativa e ampliar a participação dos pequenos empreendedores.

“O ministério vem com propostas bastante ousadas no sentido de fortalecer a economia criativa, qualificando e capacitando os pequenos para compreender a importância do crédito, fazer educação financeira, e permitir que esses empreendedores possam se organizar e acessar os créditos que o governo do presidente Lula está proporcionando, democratizando o sistema financeiro brasileiro,” explicou Ângelo Almeida.

O secretário também comentou sobre as expectativas de redução das taxas de juros e a preparação da SDE para esses novos desafios. “Estamos com grande expectativa de redução de juros a partir de 2025, e a SDE está se preparando para isso. Por isso, houve uma aderência muito boa da nossa pauta com a do CEAPE.”

O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho, que já está em andamento, para desenvolver políticas de fortalecimento e democratização do acesso ao crédito no interior do estado. Ângelo Almeida destacou a importância de utilizar tecnologias sociais para alcançar locais onde o braço do Estado não consegue chegar.

“É preciso que a gente tenha uma nova tecnologia de diálogo com os pequenos empreendedores, para avançar na geração e distribuição da riqueza e na melhoria da vida das pessoas,” concluiu.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Novembro Azul: Advogado destaca conscientização e direitos dos pacientes com câncer

Dr. Everton Cley explicou os objetivos da campanha e os principais benefícios previdenciários...
Feira de Santana
“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

“A luta antirracista é histórica e precisa ser continuada”, destaca estudante de direito

A luta antirracista, como lembrou Anderson Lopes, é uma jornada coletiva que requer o...
Feira de Santana
Missa, procissão e o tradicional caruru de Santa Bárbara acontecerá dia 4 de dezembro