Feira de Santana

Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos

O órgão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs) dedicada aos microcréditos para pequenos empreendedores e sediada em Feira de Santana.

25/08/2024 10h32
Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos
Foto: Marcos Braga/Ascom SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu representantes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos da Bahia (CEAPE) e a deputada Federal, Elisângela Araújo. O órgão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs) dedicada aos microcréditos para pequenos empreendedores e sediada em Feira de Santana. O diálogo girou em torno da necessidade de qualificar e formar os micro e pequenos para que acessar o crédito e serem bem-sucedidos.

O secretário Ângelo Almeida destacou a importância da reunião, sublinhando que o encontro está alinhado com a diretriz da SDE de fomentar o desenvolvimento de pequenos empreendedores.

“Receber o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendedores do Estado da Bahia na SDE tem a ver com a nossa diretriz de fazer da SDE uma porta de entrada não apenas para políticas públicas de alta de investimentos, mas também cuidar do pequeno e fomentar. Estamos construindo um ecossistema de negócios que permita que essas políticas cheguem ao interior do estado, alcançando os pequenos empreendedores,” afirmou.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância do Ministério do Empreendedorismo, liderado pelo ministro Márcio França, que tem proposto iniciativas ousadas para fortalecer a economia criativa e ampliar a participação dos pequenos empreendedores.

“O ministério vem com propostas bastante ousadas no sentido de fortalecer a economia criativa, qualificando e capacitando os pequenos para compreender a importância do crédito, fazer educação financeira, e permitir que esses empreendedores possam se organizar e acessar os créditos que o governo do presidente Lula está proporcionando, democratizando o sistema financeiro brasileiro,” explicou Ângelo Almeida.

O secretário também comentou sobre as expectativas de redução das taxas de juros e a preparação da SDE para esses novos desafios. “Estamos com grande expectativa de redução de juros a partir de 2025, e a SDE está se preparando para isso. Por isso, houve uma aderência muito boa da nossa pauta com a do CEAPE.”

O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho, que já está em andamento, para desenvolver políticas de fortalecimento e democratização do acesso ao crédito no interior do estado. Ângelo Almeida destacou a importância de utilizar tecnologias sociais para alcançar locais onde o braço do Estado não consegue chegar.

“É preciso que a gente tenha uma nova tecnologia de diálogo com os pequenos empreendedores, para avançar na geração e distribuição da riqueza e na melhoria da vida das pessoas,” concluiu.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...