Bahia

Brigada voluntária suspende atividades por tempo indeterminado

A decisão foi tomada após questionamentos feitos pelo Ministério Público, em resposta a pedidos de esclarecimentos encaminhados pelo Fundo de Saúde do Município de Riachão do Jacuípe

23/08/2024 18h34
Brigada voluntária suspende atividades por tempo indeterminado
Foto: Reprodução Instagram

Na última segunda-feira (19), a Brigada Anjos Jacuipenses, com sede no município de Riachão do Jacuípe, anunciou através das redes sociais a suspensão de suas atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após questionamentos feitos pelo Ministério Público, em resposta a pedidos de esclarecimentos encaminhados pelo Fundo de Saúde do Município de Riachão do Jacuípe, que administra o hospital municipal.

Lucival Souza, coordenador da brigada, explicou os motivos que levaram à suspensão.

“A gente suspendeu o atendimento por causa do pedido de explicações do Ministério Público, que foi questionado pelo Fundo de Saúde do Município”, relatou. Ele mencionou dois casos específicos: o atendimento a uma mulher na BR-324, próximo ao Posto Carreteiro, no dia 23 de junho, e um acidente de moto, próximo à comunidade Nova Esperança, onde a falta de sinal telefônico impediu a comunicação com o SAMU. “Os Anjos Jacuipenses não atenderam esse paciente. Pode ter certeza que estamos provando no Ministério Público”, destacou, referindo-se ao primeiro incidente.

Sobre o segundo caso, ele acrescentou: “Levamos o paciente com suspeita de TCE leve, consciente, conversando, orientado para a emergência do hospital municipal. Vamos estar respondendo ao Ministério Público tudo certinho hoje.”

O coordenador também comentou sobre o diálogo com a prefeitura, que, segundo ele, sempre foi positivo, embora houvesse algumas mudanças após a inauguração do SAMU no dia 17 de junho.

“A prefeitura nos doa cinquenta litros de gasolina hoje, doava oitenta antes. Mesmo assim, continuávamos o nosso trabalho da mesma forma. Pararam de doar material pré-hospitalar e de limpeza, mas o trabalho continuou com muita dedicação de vários profissionais”, afirmou.

A Brigada Anjos Jacuipenses é composta por assistentes sociais, técnicos de enfermagem, bombeiros civis e estudantes de medicina.

“Fizemos vários cursos na Secretaria de Saúde de Feira de Santana, buscamos parcerias para nos qualificar, tivemos treinamentos com o SAMU e outras forças como Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar”, enumerou.

Lucival Souza finalizou o comunicado pedindo apoio da comunidade: “Só paramos os nossos serviços hoje por causa de uma ingratidão que vem acontecendo com a nossa família Anjos Jacuipenses. Em nome da diretoria, pedimos oração e diálogo para que possamos voltar a salvar vidas, que é o nosso bem maior.”

Até o momento, a prefeitura de Riachão do Jacuípe não se pronunciou sobre o ocorrido.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Bahia
Prefeito de Ipecaetá entrega Centro de Qualificação Profissional em parceria com a DASS e SENAI

Prefeito de Ipecaetá entrega Centro de Qualificação Profissional em parceria com a DASS e SENAI

Júnior Piaggo destacou ainda a relevância da iniciativa para a geração de emprego e...
Bahia
Construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começa em junho de 2026

Construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começa em junho de 2026

Estrutura de 12,4 km será a maior sobre água da América Latina e deve gerar 7 mil empregos...
Bahia
ALBA aprova abono extraordinário de 20% a professores com recursos do Fundef

ALBA aprova abono extraordinário de 20% a professores com recursos do Fundef

Abono será pago a professores e coordenadores da rede estadual com recursos de parcela...