Solenidade oficializa passagem de comando da Guarda Municipal de Feira de Santana
O evento marcou a nomeação de Marcos Vinícius de Oliveira Dantas como novo comandante da corporação, após a saída de Itamar Soares, que esteve à frente da Guarda por quase dois anos.
A Prefeitura de Feira de Santana realizou, nesta quarta-feira (21), a solenidade de passagem de comando da Guarda Municipal. O evento marcou a nomeação de Marcos Vinícius de Oliveira Dantas como novo comandante da corporação, após a saída de Itamar Soares, que esteve à frente da Guarda por quase dois anos.
Marcos Dantas, que antes ocupava o cargo de subcomandante, assume o comando com uma missão clara: continuar a evolução da Guarda Municipal, que, segundo ele, é hoje muito diferente daquela de 17 anos atrás, quando ingressou na instituição.
“Temos uma estrutura que não existia antes, com bases central e avançadas, 20 viaturas, armamento moderno e um efetivo qualificado que se capacita diariamente”, destacou. Dantas afirmou ainda que a Guarda está pronta para atender as demandas da população de Feira de Santana e reforçou o compromisso com novas cooperações e parcerias.
Com a ascensão de Dantas ao comando, Rogério Soares de Oliveira, ex-corregedor da corporação, foi nomeado subcomandante. A mudança é vista como parte de uma série de ajustes que buscam melhorar ainda mais a atuação da Guarda Municipal.
O vice-prefeito Fernando de Fabinho reforçou a necessidade de um esforço conjunto para melhorar a segurança na cidade.
“Feira de Santana não pode continuar entre as dez cidades mais violentas do estado”. Ele elogiou os investimentos feitos pela Prefeitura na Guarda Municipal, mas enfatizou que é preciso mais empenho e investimentos para garantir a segurança da população.
O secretário de Prevenção à Violência (SEPREV), Saulo Figueiredo, apontou que a Guarda Municipal está em um processo de estruturação contínua, com a criação de grupamentos táticos motorizados para missões específicas. Ele destacou que a integração com outros órgãos de segurança, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), é essencial para o sucesso das ações de segurança e prevenção à violência.
“Estamos criando grupamentos táticos motorizados para missões específicas. Na semana passada, estivemos em Salvador buscando, junto ao comandante do Policiamento de Missões Especiais, autorização para qualificar nosso efetivo com algumas unidades da Polícia Militar”, explicou. Ele também enfatizou a importância do trabalho integrado: “Nosso objetivo é integrar a Guarda com outros órgãos de inteligência, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a própria ABIN, para que possamos compartilhar dados e planejar ações eficazes.”
Além disso, o secretário destacou que o novo comandante, Marcos Dantas, foi uma indicação sua, acatada pelo prefeito Colbert Martins Filho.
“O inspetor Marcos Dantas tem um perfil muito próximo do que enxergamos hoje para a Guarda Municipal. Ele é um profissional que buscou se especializar, tem duas formações acadêmicas e é um grande líder dentro da corporação. Acredito que ele será fundamental para que possamos melhorar a qualidade dos serviços prestados”, afirmou Figueiredo.
Itamar Soares, que deixa o comando da Guarda após quase dois anos, expressou sua gratidão pela oportunidade e confiança depositada nele durante o período em que esteve à frente da corporação.
“Deixo a Guarda Municipal com a autoestima elevada, sabendo que estão em boas mãos”, disse. Sobre a escolha de Dantas como seu sucessor, Soares afirmou que ele é o nome certo para continuar o trabalho iniciado, por conhecer bem os desafios e as operações da Guarda.
*Com informações do repórter Robson Nascimento