APAE Feira de Santana celebra 40 anos com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A abertura do evento foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, seguida de uma caminhada pela Avenida Getúlio Vargas.
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Feira de Santana dá início hoje à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Nossa História: Quem Somos e o Que Fazemos”. A abertura do evento foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, seguida de uma caminhada pela Avenida Getúlio Vargas.
A programação começou às 8h30 e às 9h, os participantes saíram em caminhada promovendo a conscientização sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência.
A APAE de Feira de Santana atende cerca de 2.500 pessoas mensalmente, sendo uma das maiores referências na região Centro-Oeste da Bahia. No Brasil, aproximadamente 23,92% da população têm algum tipo de deficiência, reforçando a importância de ações como a Semana Nacional para promover uma sociedade mais inclusiva.
Mary Portugal, diretora da APAE, destacou a relevância da comemoração.
“No dia 21 de agosto, as 2.500 APAEs do Brasil estão comemorando essa semana. Para nós, é uma comemoração dupla, pois estamos também celebrando 40 anos da APAE de Feira de Santana. Nesses 40 anos, enfrentamos muitas dificuldades, mas também conquistamos muito. Hoje, a APAE é uma instituição robusta, que atende cerca de 7 mil pessoas de 47 municípios da região, com uma equipe de quase 200 profissionais especializados.”
A diretora, que tem 38 anos de experiência na instituição, relembrou momentos marcantes: “Temos muitas histórias de sucesso. Assistidos que chegaram aqui como bebês e, hoje, estão no mercado de trabalho, inclusos socialmente, o que é o mais importante para nós.”
A Semana Nacional contará com diversas atividades, incluindo uma solenidade formal no Amélia Amorim, com a presença de autoridades. Mary Portugal convida todos os interessados a participar e reforça a importância de eventos como este para a promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.
*Com informações do repórter Rafael Marques