Feira de Santana

Procon fiscaliza lojas do comércio para o Dia dos Pais

Até o momento, 51 estabelecimentos foram fiscalizados, entre lojas de calçados e roupas.

09/08/2024 16h22
Procon fiscaliza lojas do comércio para o Dia dos Pais
Foto: Valto Novaes

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) está fiscalizando lojas nos mais diversos segmentos do comércio. A operação tem como objetivo certificar a regularidade das condições de compra e venda para o Dia dos Pais – comemorado neste domingo (11).

Até o momento, 51 estabelecimentos foram fiscalizados, entre lojas de calçados e roupas. As inspeções começaram no final da semana passada e seguem até sábado (10).

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, não foram encontradas irregularidades. Os alvos da fiscalização são: visibilidade das formas de pagamento, de preços e promoções.

“Temos esse cuidado de verificar o que está sendo anunciado nas promoções para ver o que está sendo praticado efetivamente e não induzir o consumidor a erro. Estamos cobrando a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor, que deve estar de maneira acessível a consultas quando necessário. Estamos nessa missão e queremos orientar aos consumidores que pesquisem bastante”, recomendou.

COMPRAS ONLINE

O cuidado deve ser redobrado com compras online. Maurício Carvalho recomenda verificar a procedência do site e se certificar que contém o cadeado da política de preservação de dados. 

“Nas compras online o consumidor tem o direito de devolução em caso de arrependimento. Deve se atentar aos prazos, normalmente de 7 dias ou 90 dias nos casos de eletrodomésticos”, explica.

O superintendente incentivou os consumidores a denunciarem práticas que ferem o Código de Defesa do Consumidor. “As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Procon Feira de Santana ou pessoalmente na sede do órgão. É importante fazer fotos da situação para que o Procon possa contribuir na manutenção dos seus direitos”, citou.

Maurício Carvalho também ressalta que, caso os seus direitos sejam feridos, é necessário procurar o Procon para que suas dúvidas e demais problemas sejam tratados. “Caso a loja não coopere, trazer a nota fiscal e denunciar”, completou o superintendente.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador