Arquiteta destaca benefícios e desafios da biofilia nos ambientes
Arquitetura moderna adota conceito biofílico para melhorar bem-estar e produtividade
A biofilia, conceito que integra elementos naturais ao ambiente construído, tem ganhado destaque na arquitetura moderna. A arquiteta e especialista Agda Moura compartilhou suas percepções e experiências sobre o tema.
A biofilia, embora já tenha sido um conceito conhecido há algum tempo, começou a ganhar mais visibilidade recentemente. Agda explica que a necessidade de trazer elementos vivos e naturais para os ambientes modernos tornou o conceito mais relevante. “A biofilia realmente traz a natureza para perto e proporciona mais conforto em todos os aspectos.”
Os principais benefícios da biofilia incluem a melhoria do bem-estar, qualidade de vida e produtividade. Agda observa que “os materiais começaram a ser práticos e com pouca manutenção, mas isso deixou os ambientes frios. A biofilia vem para reverter isso e trazer um ambiente mais acolhedor”.
Quando se trata de elementos frequentemente incorporados em projetos biofílicos, o paisagismo é fundamental.
“O paisagismo é o principal”, afirma Agda, destacando o uso de verde, pedra natural e madeira como elementos-chave. Além disso, as linhas orgânicas são uma tendência para transmitir movimento e uma sensação de fluidez.
No entanto, implementar a biofilia pode apresentar desafios, especialmente com a resistência de alguns clientes à ideia de incorporar elementos naturais.
“Hoje, muitos clientes buscam praticidade. O desafio é inserir a biofilia no projeto de forma que o ambiente transmita a melhor sensação possível”. Ela ressalta que a biofilia pode ser uma adaptação gradual, mas que os benefícios são claros.
Em termos de aplicação, Agda não vê diferenças significativas entre ambientes comerciais e residenciais. Ela menciona que seu próprio escritório é um exemplo de aplicação da biofilia, apesar de não ter ventilação natural.
“Eu trouxe o paisagismo e os elementos naturais para me sentir melhor. Realmente faz a diferença.”
A biofilia também se relaciona com outras tendências sustentáveis na arquitetura. Agda explica que “ela vem para agregar em tudo, porque tudo que temos hoje é uma imitação da natureza”. Isso faz com que a biofilia seja uma adição natural e complementar a outras práticas sustentáveis.
Para quem deseja começar a incorporar a biofilia em suas casas ou escritórios, Agda recomenda começar pelo paisagismo, que pode incluir plantas preservadas que exigem menos manutenção.
“Elementos como pedra natural e madeira são ótimos para trazer conforto e beleza. A ventilação natural e a iluminação também são importantes.”
No que diz respeito a espaços específicos da casa, Agda destaca a área gourmet como o ambiente ideal para aplicar a biofilia.
“A área gourmet já está diretamente ligada ao ambiente externo, e podemos utilizar madeira, pedra natural e até elementos aquáticos como cascatas.”
Por outro lado, a sala e a cozinha podem apresentar mais resistência à incorporação de elementos biofílicos.
“A cozinha, por ser mais funcional, e a sala, por seguir tendências mais tradicionais, podem ser mais desafiadoras.”