Feira de Santana

HEC recebe certificação nacional por atender padrões rigorosos de segurança, qualidade e processos integrados

A unidade, referência em pediatria e em obstetrícia no interior da Bahia, já havia sido Acreditada com o nível ONA 1, em 2022, pela Organização Nacional de Acreditação.

01/08/2024 08h36
HEC recebe certificação nacional por atender padrões rigorosos de segurança, qualidade e processos integrados
Foto: Ascom

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, recebeu a certificação nacional ONA Nível 2 (Acreditado Pleno), por atender a padrões rigorosos de segurança do paciente, qualidade da assistência prestada e por ter processos integrados em pleno funcionamento. A unidade, referência em pediatria e em obstetrícia no interior da Bahia, já havia sido Acreditada com o nível ONA 1, em 2022, pela Organização Nacional de Acreditação.

“Essa certificação mostra qualidade da estrutura do hospital e, principalmente, dos profissionais que atuam na unidade. É mais uma demonstração do cuidado que o Governo do Estado tem com as crianças de Feira de Santana e de toda a Bahia”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e gerenciada pela Liga Álvaro Bahia, o HEC foi avaliado com base nos recursos disponíveis e na complexidade da unidade hospitalar. “Esse segundo nível de Acreditação ratifica o trabalho comprometido de toda a equipe do HEC, que tem empreendido esforços para oferecer sempre um atendimento de qualidade a todos os pacientes. A Acreditação ONA 2 é um reconhecimento que impulsiona o HEC a seguir adiante e melhorar ainda mais”, ressalta o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo. 

Além da segurança do paciente e da qualidade na assistência prestada, o segundo nível de avaliação levou em consideração também a gestão integrada dos processos e a comunicação entre eles. “Este é um marco de extrema relevância para a Liga Álvaro Bahia que, há mais de 100 anos, persegue a excelência e qualidade na prestação dos seus serviços sempre comprometida com o bem-estar, boas práticas de gestão, transparência e a garantia de assistência de saúde de qualidade para mães e crianças de todo o estado da Bahia”, complementa Melo. 

Padrões

De acordo com a ONA, a Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde”. Para ser acreditada, a organização precisa “comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”.

Com relação ao Nível 2, o hospital precisa a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

A certificação ONA Nível 2 representa a ratificação do propósito em cuidar da saúde da criança e da mãe. “Esse é o propósito da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, que investe continuamente na melhoria dos processos, através de capacitação dos profissionais e transformação digital para garantia da segurança, qualidade e atendimento integrado”, finaliza Melo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Fé e tradição: confira a programação da Sexta-feira Santa na Catedral Metropolitana de Sant’Ana

Fé e tradição: confira a programação da Sexta-feira Santa na Catedral Metropolitana de Sant’Ana

Com momentos marcados por oração, reflexão e tradição, os fiéis poderão vivenciar...
Feira de Santana
Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana

Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana

Em Feira de Santana, a procissão se consolida como um dos principais atos da Semana Santa,...
Feira de Santana
Caminhão tomba após colisão com carro que transportava cinco pessoas da mesma família

Caminhão tomba após colisão com carro que transportava cinco pessoas da mesma família

Batida aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), na BA-052, perto do povoado do Galhardo....