Celebração Eucarística inicia festividades a Senhora Sant’Ana
A programação festiva começou às 5h da manhã com uma alvorada, anunciando o dia especial.
Nesta sexta-feira, a cidade celebra o Dia das Avós, em homenagem a Senhora Sant’Ana, avó de Jesus, e também a festa da padroeira de Feira de Santana. A data marca um momento de devoção e celebração na Arquidiocese e no município.
A programação festiva começou às 5h da manhã com uma alvorada, anunciando o dia especial. Às 7h, a primeira Celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, e co-presidida pelo pároco Padre Paulo Tarso.
Dom Itamar Vian destacou a importância de Senhora Sant’Ana: “A festa da padroeira da cidade e também a avó de Jesus, Senhora Sant’Ana, é a padroeira do município e da Arquidiocese de Feira de Santana. É a mãe da mãe de Jesus, Maria, e avó de Jesus. Ela é invocada como padroeira das mães, dos mestres, dos professores e dos catequistas. Todos acreditamos que é possível alcançar grandes feitos seguindo o exemplo de bondade de Senhora Sant’Ana e de Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.”
O Padre Paulo Tarso fez uma rememoração do papel fundamental da devoção a Senhora Sant’Ana na cidade.
“Hoje, não podemos esquecer do casal pioneiro dessa devoção em Feira, Ana Brandão e Domingos Barbosa, que, em 1732, doaram 100 braços de terra para a construção de uma capela dedicada a São Domingos e Santa Ana. A partir dessa capela, a Feira começou a se formar, comercializando gado e outros produtos, e foi assim que a cidade de Feira de Santana nasceu. Ao longo dos anos, a paróquia se expandiu, e a igreja foi elevada à categoria de catedral pelo Papa João XXIII em 1962. Em 2002, o Papa João Paulo II criou a província eclesiástica de Feira de Santana, tornando a cidade uma referência para outras dioceses.”
Às 16h, a programação continuará com a procissão de Senhora Sant’Ana, envolvendo as paróquias da Arquidiocese e as imagens dos padroeiros e santos de devoção do povo feirense.
*Com informações do repórter Rafael Marques