Ramagem presta mais de sete horas de depoimento nas investigações da Abin
A oitiva acontece após o ministro Alexandre de Moraes derrubar o sigilo da gravação de uma reunião do ex-Abin com o ex-presidente Jair Bolsonaro
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) prestou depoimento nesta quarta-feira (17) à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro após quase sete horas de depoimento. A oitiva aconteceu no âmbito das investigações sobre possível uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que ele dirigiu entre 2019 e 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a PF, um esquema Abin investigava, de forma ilegal, desafetos políticos, magistrados e jornalistas, na época em que Ramagem era diretor, entre 2019 e 2022.
Na segunda-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes quebrou o sigilo do conteúdo. O áudio revela que advogados buscavam meios para anular as investigações de “rachadinha” contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que poderia mostrar acessos ilegais a dados do filho do presidente por servidores da Receita Federal do Rio de Janeiro.
Na gravação, ainda é possível identificar a atuação de Ramagem falando que seria necessária a instauração de um procedimento administrativo contra os auditores da Receita. Além de Ramagem, outras pessoas devem prestar depoimento ao órgão.
*Com informações Metro 1