Bahia será representada no maior Festival de Forró do mundo
Emili Pinheiro e Carlos Mattheus (Os Bambas do Nordeste) representarão o estado
Considerado o maior Festival de Forró do Mundo, o Festival Nacional Forró de Itaúnas – FENFIT,
surgiu no ano de 2001 a fim de fomentar o movimento do Forró Pé de Serra. Acontecendo
anualmente, no estado do Espírito Santo, o FENFIT estimula a produção, criação, inovação e
renovação musical dentro do Forró, contribuindo para a conquista do mercado de trabalho,
ampliando a divulgação de artistas e suas obras.
O público do festival é formado por pessoas vindas de todos estados brasileiros, além de
estrangeiros que chegam de países como Alemanha, Japão, Itália, Portugal, França, Estados Unidos, Londres, Holanda e Dinamarca.
Além de difundir o movimento, o FENFIT, segue mantendo sempre o compromisso com as nossas
raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de
diferentes estados brasileiros e de fora do Brasil, entre músicos já consagrados, cantores,
compositores, produtores, técnicos, estudiosos, jornalistas e amantes do gênero.
Ao longo dos anos, a pacata vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de muitos artistas e no ano de 2023 não foi diferente com a compositora, cantora e instrumentista Emili Pinheiro, que foi selecionada para se apresentar pela primeira vez no FENFIT, indo até a semifinal e para sua surpresa foi indicada Cantora Revelação dessa edição.
Nascida em Jaguaquara-BA, mudou-se para Alagoinhas em 2003 e lá aos 18 anos, abraçou a música profissionalmente atuando como backing vocal em diversas bandas até 2011. Em 2014 Emili encontrou seu lugar no Forró, atuando como intérprete e compositora.
Em 2016 recebeu o convite da TV Subaé para compor uma música em homenagem ao aniversário de Alagoinhas-BA. Nos anos de 2017 e 2019, suas canções foram selecionadas para o Sonora Festival Internacional de Compositoras, edição Vale do Capão – Chapada Diamantina.
A fim de unir territórios como Portal do Sertão e Litoral Norte e Agreste Baiano, Emili retorna ao
maior festival de Forró do mundo, pela segunda vez consecutiva, agora junto com Carlos Mattheus (Os Bambas do Nordeste), Paulinho Torres (sanfona), Dan Henriques (zabumba) e Junior Sacramento (contrabaixo). Ambos vão com o propósito de fortalecer a cultura e representar o Estado.
Carlos Mattheus tem uma trajetória muito rica no que tange cultura popular, em especial do Forró,
o mesmo é Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró e desde 2018 participa de ações na cidade em prol do respeito e valorização desse ritmo genuinamente brasileiro. Mattheus participou da Lei que declara o Forró; Chula, Samba de Roda; Aboio; Toada; Literatura de Cordel; Contos Populares; Capoeira e o Repente como Patrimônio Imaterial do município de Feira de Santana, assim como participou do processo de Patrimonialização do Forró a nível nacional. Em 2022 esteve presente na abertura do Plano de Salvaguarda do Forró do estado da Bahia, dentre outras ações.
Produtor e músico d’Os Bambas do Nordeste, banda responsável por introduzir o metal “trombone” no Forró, iniciativa que originou o famoso naipe de metais e que têm a frente Baio, sanfoneiro que conviveu, fez turnê e ganhou uma sanfona branca de Luiz Gonzaga. Carlos Mattheus embarcará dia 20 rumo ao Espírito Santo com Emili Pinheiro em busca de somar força e mostrar para o mundo o que há de melhor na Bahia.