Julho Verde: mais de 70% dos casos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em fase avançada
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete em cada dez casos são diagnosticados em estágio avançado.
O câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desse cenário preocupante foi definido o Julho Verde para conscientização mundial e prevenção dessas doenças. O objetivo principal é promover o diagnóstico precoce, fundamental para a cura, mas ainda frequentemente negligenciado. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete em cada dez casos são diagnosticados em estágio avançado.
Ao De Olho na Cidade, a Dra. Carolina Pamponet falou sobre a importância do diagnóstico precoce.
“O Julho Verde é uma campanha criada pela Associação do Câncer de Boca e Garganta e apoiada pela OMS. Tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, visto que quanto antes descoberto, maior a eficácia no tratamento. Não é exagero dizer que a detecção precoce pode salvar vidas”, afirmou a especialista.
Conscientizar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença é crucial. “Os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço estão atrelados ao tabagismo e ao consumo exagerado de álcool, especialmente nos tumores de boca, laringe, hipofaringe e orofaringe. Outro fator relevante é a infecção por HPV, que também pode causar a doença”, explicou.
A patologia dos tumores de cabeça e pescoço pode acometer diversas áreas: boca, palato mole, palato duro, gengivas, bochechas, amídalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.
“Evitar o câncer de cabeça e pescoço e manter-se saudável requer uma série de cuidados, como evitar fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além de boa higiene bucal, uso de protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol”, ressaltou a médica.
A Dra. Carolina também destacou a importância de práticas seguras e vacinação. “Procurar usar preservativo durante a prática do sexo oral, manter o peso corporal adequado e vacinar meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV são medidas importantes.”
Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para engolir e alterações na voz.
“Esses sinais podem estar relacionados a outras doenças, mas o mais indicado é procurar atendimento médico, especialmente se persistirem por mais de 21 dias”, concluiu.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim