Alerta: Presença de álcool em pães de forma pode levar à multa no bafômetro
Segundo Bruno Sobral, advogado especialista em direito de trânsito, o processo de fabricação do pão envolve a fermentação, que transforma açúcares em álcool etílico e gás.
Pães de forma podem ter álcool. É o que revelou uma pesquisa da Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que encontrou a presença da substância em diversas marcas populares desses tipos de pães. O estudo analisou as dez principais marcas do segmento e descobriu que todas apresentaram teores de álcool significativos. Três dessas marcas, em particular, foram destacadas por seus altos índices.
Segundo Bruno Sobral, advogado especialista em Direito de Trânsito, o processo de fabricação do pão de forma envolve a etapa de fermentação, que transforma açúcares em álcool etílico e gás, no entanto, em muitos casos, o álcool não evapora completamente devido à adição de conservantes.
“Isso faz com que o pão contenha álcool em níveis que podem ser detectados pelo bafômetro. Essa é uma notícia surpreendente até para mim, que atuo há mais de vinte anos na área de trânsito. O estudo é técnico e não apenas baseado em achismos.” Explicou.
O estudo revelou que o consumo de apenas duas fatias de algumas marcas de pão de forma pode resultar em uma detecção positiva no bafômetro.
“Isso é alarmante, pois o consumidor pode ser flagrado dirigindo sob a influência de álcool sem estar ciente”, alertou Bruno Sobral.
Ele destacou a importância de revisar a legislação relacionada ao uso do bafômetro no Brasil.
“A Lei Seca é injusta, pois penaliza de forma irrestrita o condutor que apenas consumiu álcool, sem estabelecer se, de fato, existiu influência real sobre a sua capacidade de dirigir”, pontuou.
Além dos pães de forma, outros produtos também podem causar problemas em testes de bafômetro, como sobremesas alcoólicas e até antissépticos bucais.
“Até a cerveja zero álcool pode acusar no bafômetro, dependendo da quantidade consumida”, alertou.
Para evitar problemas, o advogado recomenda que os condutores evitem consumir produtos que possam conter álcool em quantidades elevadas antes de dirigir.
“Se você consumiu pães de forma ou qualquer outro produto que possa conter álcool, evite dirigir logo em seguida para não correr o risco de ser autuado”, aconselhou.
Bruno Sobral também mencionou o uso do etilômetro passivo pela Polícia Militar, que detecta o álcool no ambiente.
“Esse equipamento é extremamente precário e pode induzir o condutor a uma postura de recusa ao teste, resultando em multa e suspensão da habilitação por doze meses”, alertou.