Turismo aumenta 1,9% em maio, índice superior a média nacional
Levando em consideração maio de 2023, a Bahia também se destaca pelo movimento positivo, enquanto o Brasil apresentou retração de 0,7%
O índice de atividades turísticas no Brasil, em maio, apontou retração de 0,2% frente a abril, após ter registrado dois resultados positivos seguidos, período em que acumulou um ganho de 2,4% (março e abril).
Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de queda verificado na atividade turística nacional. No entanto, nessa comparação, a Bahia, com 1,9%, apontou a terceira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.
Levando em consideração maio de 2023, a Bahia também se destaca pelo movimento positivo, enquanto o Brasil apresentou retração de 0,7% no volume das atividades turísticas, com cinco dos 12 locais pesquisados em retrocesso nos serviços voltados ao turismo. A Bahia apontou a variação positiva mais expressiva e superior à média nacional, com expansão de 23,2%.
No volume das atividades turísticas, quando comparado com os cinco primeiros meses de 2023, o Brasil apresentou expansão de 1,1%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (13,2%) apontou a variação positiva mais expressiva entre os locais pesquisados e superior à média nacional.
O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,0%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período. Em termos regionais, sete dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (11,9%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.