Educação

UEFS entrega oficialmente os documentos de recredenciamento ao Conselho Estadual de Educação da Bahia

O recredenciamento é um processo essencial que assegura a manutenção dos padrões acadêmicos e administrativos da universidade

09/07/2024 18h23
UEFS entrega oficialmente os documentos de recredenciamento ao Conselho Estadual de Educação da Bahia
Foto: NCM/CEE-BA

Em ato simbólico que destaca o compromisso contínuo com a qualidade e a legitimidade das instituições de ensino superior, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) entregou oficialmente o pleito e seus documentos de recredenciamento ao Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA). O recredenciamento é um processo essencial que assegura a manutenção dos padrões acadêmicos e administrativos da universidade e, para isso, o rito inaugural aconteceu durante sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (9), na Plenária Iracy Picanço do Complexo da Gestão Democrática da Educação, a nova sede do CEE-BA, em Salvador.

As 25 mil páginas estão em documentos digitais no processo SEI e incluem o projeto político pedagógico, plano de desenvolvimento institucional, relatórios detalhados sobre a infraestrutura da universidade, programas acadêmicos, corpo docente, pesquisas, extensão e iniciativas voltadas para a inovação, o desenvolvimento social, dentre outros. Esses elementos são essenciais para a avaliação do recredenciamento e foram recebidos com entusiasmo, simbolizando a união de esforços entre a universidade e o conselho para garantir a qualidade do ensino superior na Bahia.

A reitora da UEFS, professora Amali de Angelis Mussi, expressou sua confiança na qualidade do trabalho realizado pela universidade ao entregar simbolicamente os documentos para o recredenciamento da universidade, que possui forte compromisso com a interiorização da educação superior pública e com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Bahia, diante de importante centro logístico e comercial de Feira de Santana, da região e do Território de Identidade Portal do Sertão.

“A entrega destes documentos é um reflexo do nosso compromisso com a excelência acadêmica e administrativa. A UEFS está preparada para continuar contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e social da região, da Bahia e do Brasil, mas precisamos protegê-la, pois, além de buscar a excelência, ela tem que ser competitiva. Estamos confiantes de que os critérios para o recredenciamento foram plenamente atendidos e estamos aqui para o pleito”. 

Samuel Macêdo Guimarães, conselheiro presidente da Câmara de Educação Superior (CES/CEE-BA), reforçou essa importância do recredenciamento para as universidades. “O recredenciamento não é apenas uma formalidade; é um processo que assegura a continuidade da qualidade educacional oferecida e a Câmara de Educação Superior está empenhada no processo, que já possui comissão de verificação formada para analisar os documentos e avaliar a instituição”. 

O recredenciamento também garante que as universidades se adaptem às novas exigências educacionais e tecnológicas. Para os estudantes e para a sociedade, o recredenciamento oferece a certeza e a confiança de estarem matriculados em uma instituição reconhecida e comprometida com a excelência acadêmica.

O presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, ressaltou a importância deste momento para a UEFS e para o conselho primaz do Brasil.  “O recredenciamento da UEFS é um passo fundamental para assegurar que a instituição continue a oferecer uma educação de alta qualidade. Este processo confirma o compromisso da UEFS com a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios do mercado de trabalho e reafirma a responsabilidade deste Conselho para com as universidades públicas estaduais”.

O processo seguirá os trâmites rotineiros adotados pelo Conselho na Câmara de Educação Superior que elegerá um conselheiro relator e a comissão de verificação fará inspeções in loco na Universidade. O processo é finalizado no Conselho Pleno, que votará pelo recredenciamento ou não da Universidade, e homologação do Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Comentários

Leia também

Educação
Mais quatro professores são empossados na Educação Municipal

Mais quatro professores são empossados na Educação Municipal

Foram empossados três profissionais de Educação Física e um de História
Educação
Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para...
Educação
MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

Entre as ações, estão uma versão do Mais Médicos para atrair docentes a áreas com...