Feirense de atuação reconhecida nacionalmente, sindicalista deve receber Comenda Maria Quitéria na Câmara
Proposta com este objetivo, tramita na Câmara a pedido do vereador Silvio Dias (PT).
Com aproximadamente duas décadas de atuação no ramo de petróleo, o feirense, servidor público federal e sindicalista, Deyvid Souza Bacelar da Silva, deverá ser homenageado pelo Poder Legislativo com a outorga da Comenda Maria Quitéria, maior honraria da Casa. Proposta com este objetivo, tramita na Câmara a pedido do vereador Silvio Dias (PT).
Segundo justificativa apresentada pelo parlamentar, a trajetória de luta do homenageado foca na construção de uma sociedade “mais justa” em Feira, na Bahia e no Brasil. “Desde cedo, ficou evidenciada sua vocação para a luta por causas sociais, tanto no movimento político quanto na representação da classe trabalhadora. E daí, busca incansavelmente a concretização da igualdade e justiça social”, diz.
Deyvid Bacelar cresceu no conjunto Morada das Árvores, bairro Campo Limpo. Em 2006, ingressou na Petrobrás via concurso público, iniciando sua carreira como técnico de Segurança do Trabalho, na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde. Atualmente, além de ocupar o cargo de coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), é membro de organismos federais como o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, o chamado “Conselhão”, e Conselho de Participação Social, ambos do Governo Lula. Antes, entre 2015 a 2016, fez parte do Conselho de Administração da estatal brasileira, representando todos os trabalhadores.
“Dando continuidade à sua participação nas lutas sindicais e comunitárias em prol da melhoria das condições sociais de vida da população, exerceu ali um papel importantíssimo na defesa dos petroleiros e petroleiras do país”, destaca Silvio. Essa contribuição ativa de Deyvid Bacelar, acrescenta o parlamentar, se percebe tanto no campo político quanto social. “Temos uma atuação exemplar de sua vida pública. Seja tratando de questões relacionadas ao crescimento de Feira, auxílio às comunidades carentes ou denunciando a exploração predatória dos preços de combustíveis”, assinala.
Deyvid é graduado em administração de empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem especialização em segurança, meio ambiente e saúde/SMS pelo Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) e gestão de pessoas pela Universidade Federal (UFBA). Foi coordenador Geral do Sindipetro Bahia (2014 a 2017), diretor de SMS de 2011 a 2014 e atuou como dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia (2008 e 2011).