Feira de Santana

Secretário estadual deve ser homenageado com título de Cidadania e Comenda Maria Quitéria

Os projetos, concedendo as honrarias, estão em tramitação na Câmara Municipal

08/07/2024 17h47
Secretário estadual deve ser homenageado com título de Cidadania e Comenda Maria Quitéria

Identificado em Feira de Santana como um “amigo da cultura feirense”, devido às parcerias e incentivos direcionados a organizações, eventos e artistas locais, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, deverá ser homenageado pelo Poder Legislativo com o título de Cidadania e a Comenda Maria Quitéria.

Os projetos, concedendo as honrarias, estão em tramitação na Câmara Municipal, a pedido dos vereadores Professor Ivamberg e Silvio Dias, ambos integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT). Conforme destacam os parlamentares, desde que assumiu a direção da pasta cultural, as cidades baianas, produtoras de bens materiais e simbólicos, passaram a contar com a sensibilidade e presença do gestor, constantemente.

“E foi neste espaço de estreitamento profissional, atraído pela diversidade e potencial de nossa cultura, que aconteceu o encontro dele com o nosso município”, afirmam os autores da homenagem. Natural de Porto Alegre (RS), Bruno é jornalista, gestor e produtor cultural. Atualmente mora em Salvador, mas já residiu no Rio de Janeiro e em Brasília. No início de 2023, quando passou a comandar a cultura estadual, aprofundou o processo de territorialização das políticas da secretaria, segundo Ivamberg e Silvio Dias, e, a partir deste momento, “a Princesa do Sertão tem vivido os seus maiores e mais importantes momentos de agitação cultural”.

A celebração dos 190 anos de Feira (realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, no ano passado), a Feira Literária de Feira de Santana (Flifs), a pré-Micareta nos distritos de Humildes e Maria Quitéria e a presença mais ativa do Governo do Estado nas duas últimas Micaretas, inclusive em relação a blocos independentes de matriz africana, são apontados pelos vereadores como indicativos desta influência estatal positiva. “A relação de Bruno Monteiro, de amor e respeito por Feira, vem garantindo valorização de nossos artistas locais”, ressaltam os parlamentares.

E não escaparam da percepção do secretário, garantem os vereadores, expressões feirenses como literatura de cordel, artesanato, reggae, capoeira, samba de roda e hip hop. “Bruno percebeu, desde muito cedo, o lugar estratégico que a Princesa do Sertão ocupa no desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Estado, sobretudo pelo potencial criativo irradiador que a cidade dispõe”, destacam.

GESTOR PÚBLICO E ATIVISTA CULTURAL

Em sua trajetória, Bruno Monteiro tem experiência atuando como chefe de gabinete nos Ministérios de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, bem como assessor Especial da Presidência da República (governo de Dilma Rousseff). Ele também coordenou o setor de comunicação do mandato do senador Jaques Wagner (de 2018 a 2022) e da campanha eleitoral do governador Jerônimo Rodrigues (2022).

Foi produtor cultural do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar, e atuou na produção de artistas como Caetano Veloso. É um dos fundadores do movimento “342 Artes”, uma ação política da classe de artistas que combateu a criminalização e censura às manifestações artísticas e culturais.

À frente da Secretaria de Cultura da Bahia, é considerado como um dos que mais aprofundou a política de territorialização pelo Estado. Exerce a presidência de honra do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e integra o Conselho Fiscal do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Planejamento de atentado a autoridades: Advogado analisa aspectos jurídicos e impactos no Estado Democrático de Direito

Planejamento de atentado a autoridades: Advogado analisa aspectos jurídicos e impactos no Estado Democrático de Direito

Segundo o advogado criminalista Danilo Silva, os crimes são classificados como “crimes...
Feira de Santana
Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Sistema CadÚnico indisponível entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Serviços de inscrição e atualização do NIS estarão suspensos nestes dias nos CRAS...
Feira de Santana
Feira de Santana registra redução de casos de dengue, afirma Secretaria de Saúde

Feira de Santana registra redução de casos de dengue, afirma Secretaria de Saúde

Após um pico no primeiro semestre, o município teve cerca de 80 casos em setembro e 52...