Feira de Santana

Complexo Campo do Gado Novo é reinaugurado após reforma

Em torno de um milhão de reais foram investidos na revitalização

08/07/2024 16h03
Complexo Campo do Gado Novo é reinaugurado após reforma
Foto: Rafael Marques

Na manhã desta segunda-feira (08), o Complexo Campo do Gado, localizado no bairro Campo do Gado Novo, foi reinaugurado após uma extensa reforma que revitalizou tanto a área interna quanto a externa do espaço. Entre as melhorias, destacam-se a pintura e limpeza completa, a recuperação dos banheiros, redondel e arquibancada, além da instalação de vidros em janelas e portas. Os currais, desembarcadouro e embarcadouro também foram recuperados e serão inaugurados separadamente.

Foto: Rafael Marques

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, revelou que o objetivo é aumentar a frequência das feiras no local.

“Realizar feiras diárias, não mais apenas semanais,” declarou Monteiro, sinalizando uma nova era para o comércio local.

Há mais de 37 anos, o Complexo Matadouro opera no bairro Campo do Gado Novo, realizando feiras semanais todas as segundas-feiras. Antes de se estabelecer na localização atual, o complexo já funcionou em três espaços diferentes da cidade: na Praça Dom Pedro II (Praça do Nordestino), no local onde hoje está o Fórum Felinto Bastos e o Colégio Municipal Joselito Amorim, até ser transferido para o bairro São João.

Foto: Rafael Marques

O prefeito Colbert Martins Filho destacou o investimento significativo na recuperação do complexo.

“Em torno de um milhão de reais foram investidos, principalmente nos prédios que aqui estão. Estamos tentando fazer ali uma área que possa ser utilizada como um redondel, onde podem ser utilizados cavalos e outros animais. Nos sábados e domingos, essa área pode reunir pessoas, principalmente de cavalgadas,” afirmou o prefeito.

Foto: Rafael Marques

Ele ainda mencionou a tradição do comércio de animais no local. “Temos aqui uma tradição da venda de animais a peso visualmente, onde o comprador e o vendedor estimam o peso, e essa discussão pode durar o dia inteiro até que se chegue a um acordo. Há também um comércio de couros que funciona às segundas-feiras devido ao mercado, mas pretendemos expandir isso para outros dias e para o parque de exposições,” completou Colbert.

Alexandre Monteiro destacou a modernização das instalações e a importância cultural do local.

Foto: Rafael Marques

“A reforma dos banheiros, das instalações físicas e o paisagismo bonito, além da recuperação da estátua do tropeiro, que representa o homem do Nordeste e o vaqueiro de Feira de Santana, são marcos dessa revitalização. Esse entreposto tem 37 anos e nunca passou por um processo de revitalização como este,” disse o secretário.

Para Monteiro, a renovação do complexo não só melhora o comércio local, mas também eleva a autoestima das pessoas que atuam no espaço.

“Entregar à Feira de Santana um equipamento completamente revitalizado, pronto para ser utilizado, é uma grande conquista,” concluiu.

Foto: Rafael Marques

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Em clima de reggae, Gelmix e banda Steady Reggae abrem segundo dia da pré-micareta de Feira

Em clima de reggae, Gelmix e banda Steady Reggae abrem segundo dia da pré-micareta de Feira

Quem fecha a programação do dia é o cantor de arrocha Theuzinho.
Feira de Santana
Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Com bloquinhos e uma forte estrutura de segurança, a Avenida Fraga Maia se transformou...
Feira de Santana
Jovem morre após colisão entre motos em Feira de Santana

Jovem morre após colisão entre motos em Feira de Santana

As circunstâncias da colisão ainda estão sendo apuradas