Feira de Santana

Moita da Onça, na Matinha, é quarta comunidade feirense a ser reconhecida quilombola

Feira, de acordo com dados apresentados por ele, é uma das cinco cidades do país com maior número de comunidades quilombolas, reunindo mais de 12 mil pessoas.

04/07/2024 10h14
Moita da Onça, na Matinha, é quarta comunidade feirense a ser reconhecida quilombola
Foto: Divulgação

Mais uma comunidade da zona rural de Feira de Santana passa a ser reconhecida como quilombola, pela Fundação Cultural Palmares. Segundo o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), em recente pronunciamento na Câmara, trata-se de Moita da Onça, localizada no distrito de Matinha. Agora, são quatro, os territórios com o reconhecimento, neste município, somando-se Lagoa Grande, Matinha dos Pretos e Candeal 2. Conforme o vereador, diversos outros ainda aguardam ser certificados: “são quilombolas os locais onde existe a resistência e valorização da cultura  negra”. Lembrou que o primeiro passo para uma comunidade buscar ser certificada é a sua autodeclaração neste sentido.

Feira, de acordo com dados apresentados por ele, é uma das cinco cidades do país com maior número de comunidades quilombolas, reunindo mais de 12 mil pessoas. Ha, porém, adverte o vereador, uma série de problemas para esta população negra. “Temos um quadro de invisibilidade.
Não existe uma política de saúde integral e o atendimento é totalmente inadequado”. Ele lamenta ter tratado com a Secretaria de Educação, sobre a ausência de diretrizes da legislação escolar quilombola, problemas curriculares em vários territórios e não ter recebido retorno.

“O poder público precisa de um olhar a essas comunidades. Um dos grandes problemas é o reconhecimento de suas lutas, transformar em conquistas uma série de demandas, como transporte coletivo, escola de qualidade, estrada em condições de trafegabilidade”, afirma. O que se espera, ele diz, é o “reconhecimento ativo” e garantia de direitos, por parte do Governo Municipal.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo por irregularidades em Feira de Santana

Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo por irregularidades em Feira de Santana

Estabelecimento descumpria notificações devido a condições insalubres
Feira de Santana
José Ronaldo participa de evento com Lula e garante novos investimentos para Feira de Santana

José Ronaldo participa de evento com Lula e garante novos investimentos para Feira de Santana

Financiamento com a Caixa Econômica Federal vai garantir novas obras de infraestrutura...
Feira de Santana
“A prioridade é planejar a Micareta”, afirma Zé Ronaldo ao comentar proposta do fim do arrastão

“A prioridade é planejar a Micareta”, afirma Zé Ronaldo ao comentar proposta do fim do arrastão

O prefeito Ronaldo ressaltou que o foco da Prefeitura deve estar em garantir a qualidade...