Presidente da Fundação Hospitalar anuncia inauguração da Casa de Parto e expansão de serviços
Outro destaque é a conclusão das reformas no Hospital da Mulher, incluindo a ampliação do centro cirúrgico e a total renovação da emergência.
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, anunciou a entrega de importantes novas estruturas de saúde para a cidade. Entre elas, destaca-se a Casa de Parto, que será inaugurada no dia 5 de julho no bairro Feira VII, em frente ao Parque da Cidade.
“A gente está anunciando aqui já a entrega da Casa de Parto, que vai acontecer agora no dia 05 de julho, sexta-feira, no Feira VII, em frente ao Parque da Cidade. É um equipamento importante pra toda aquela região,” declarou Gilberte Lucas.
A Casa de Parto é um projeto voltado exclusivamente para gestantes de Feira de Santana, referenciadas pela atenção básica.
“São enfermeiras obstetras capacitadas que vão gerenciar aquela unidade. É uma unidade humanizada onde teremos um atendimento acolhedor para toda a região,” explicou.
Outro destaque é a conclusão das reformas no Hospital da Mulher, incluindo a ampliação do centro cirúrgico e a total renovação da emergência.
“Estamos concluindo toda a reforma e ampliação do centro cirúrgico. O centro cirúrgico é praticamente novo, com mais cinco salas. A emergência do Hospital da Mulher também está sendo totalmente reformada,” informou a presidente. A entrega dessas novas estruturas está prevista para o dia 11 de julho.
Além disso, está em fase final a obra do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) da Baraúna.
“A instalação do elevador, que era a pendência daquela unidade, já está concluída. Vai ser uma estrutura importante para a assistência, com serviços de cardiologia, endoscopia e pequenas cirurgias,” detalhou.
Uma nova estrutura, com 12 consultórios, está sendo preparada para o atendimento especializado de saúde da mulher. Localizado a duas ruas do Hospital da Mulher, o ambulatório oferecerá serviços de planejamento familiar, consultas com ginecologistas, pré-natal de alto risco, climatério, entre outros.
“Com certeza, é um equipamento importante para a especialidade da saúde da mulher e para a assistência do município de Feira de Santana,” destacou a presidente.
Além das novas unidades, a Fundação Hospitalar está ampliando serviços no Hospital da Mulher. Com a ampliação do centro cirúrgico, será possível aumentar o número de cirurgias eletivas, como as ginecológicas e de redução de mama.
“Hoje, pela nossa estrutura de obstetrícia, precisamos ficar com três salas de cirurgia 24 horas só para obstetrícia. Com o novo centro cirúrgico, poderemos aumentar essa estrutura de atendimento também para cirurgias eletivas,” explicou Gilberte Lucas.
Os investimentos são majoritariamente provenientes do município de Feira de Santana.
“A maioria da estrutura da fundação é mantida com recursos próprios do município. Alguns serviços, como o prédio da Baraúnas, receberam emendas federais para a construção, mas os equipamentos foram 100% adquiridos pelo município,” afirmou a presidente.
O planejamento das novas iniciativas é realizado em conjunto com a equipe técnica da fundação e o prefeito do município.
“Estudamos a necessidade de ampliar a estrutura de saúde da mulher. Com o novo ambulatório, conseguiremos ampliar o atendimento de pediatria e criar mais leitos para obstetrícia,” destacou Gilberte. Ela ressaltou ainda a complexidade das reformas sem interromper os atendimentos. “É como trocar pneu do carro com ele andando. É complicado, mas necessário para não prejudicar a assistência à população,” concluiu.