“A saúde de Feira de Santana pede socorro”, afirma secretária Roberta Santana
A secretária também abordou a situação da atenção básica em Feira de Santana, ressaltando a necessidade de suprir as demandas.
Feira de Santana recebeu, nesta sexta-feira (28), uma série de anúncios importantes feitos pela Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana. As ações anunciadas abrangem os Hospitais Clériston Andrade e o Dom Pedro de Alcântara.
“Hoje é um investimento de 10 milhões aqui do governo do Estado, é o governo do Estado atuando fortemente para auxiliar a Saúde de Feira de Santana, que hoje pede socorro, e a gente está aqui presente”, afirmou Roberta Santana.
A secretária destacou a entrega de 48 novos leitos de neurocirurgia no Hospital Clériston Andrade, que visam ampliar o acesso e qualificar o atendimento. “São leitos bem estruturados, climatizados, para acolher os pacientes de neurocirurgia”, acrescentou.
No Hospital Rafah, a secretária anunciou a ampliação dos contratos de cirurgia eletiva, com um investimento de 6 milhões de reais. A expectativa é que sejam realizados cerca de 12 mil procedimentos, incluindo cirurgias de esterectomia, hérnia e vesícula.
Além disso, a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana também será beneficiada com um convênio de ampliação do ambulatório, incluindo 8 novos ambulatórios. “Isso é resultado de uma parceria com a emenda do deputado Zé Neto”, explicou Roberta Santana.
O evento “Saúde Mais Perto” tem sido uma estratégia significativa do governo do Estado para complementar o acesso aos serviços de saúde básica.
“Ontem já foram quase 6 mil atendimentos, hoje a expectativa é que a gente tenha mais 6 mil”, disse a secretária, destacando a oferta de serviços de ultrassom, laboratório, exames diagnósticos, saúde bucal e cirurgias, incluindo catarata.
A secretária também abordou a situação da atenção básica em Feira de Santana, ressaltando a necessidade de suprir as demandas.
“O município de Feira de Santana tem uma cobertura de saúde bucal de 23%. Então, nem todas as pessoas têm acesso ao serviço de saúde bucal. Lá a gente está oferecendo tratamento dentário completo para a população”, explicou.
Roberta Santana mencionou que, até o momento, não teve um diálogo direto com a gestão municipal, mas se colocou à disposição para colaborar.
“O Estado está aqui, a gente pode ajudar, o que a gente quer é pensar na saúde do povo, sem politizar e poder tratar de forma séria e responsável a saúde dos baianos e das baianas, e especialmente do município de Feira de Santana, que merece atenção e respeito”, concluiu. “Meu gabinete está aberto para os 417 municípios que podem acessar o nosso gabinete.”