Feira de Santana

Recesso do legislativo é adiado pela não votação da LDO

A presidente da Câmara, vereadora Eremita Mota, confirmou o erro na verba impositiva e explicou os próximos passos.

27/06/2024 12h02
Recesso do legislativo é adiado pela não votação da LDO
Foto: Divulgação Câmara Municipal de Feira de Santana

Esta quinta-feira (27) deveria marcar o encerramento dos trabalhos do legislativo neste semestre. No entanto, devido à não votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o recesso planejado não ocorrerá.

No ano passado, a LDO foi votada e aprovada antes do recesso. O vereador Jurandy Carvalho expressou sua frustração com a situação.

“Dizer que a gente vive com bastante tristeza, com bastante pesar, já que a gente esperava hoje estar encerrando o semestre, mas infelizmente não encerrou. O prefeito mandou na data correta, mas de forma equivocada, o pessoal do planejamento errou na questão das emendas impositivas, que seria 2%, mas quando botou 1.2 e gerou um impasse dessa data. Vamos aguardar o que vai acontecer daqui pra frente, já que nós da comissão só cabe analisar quando a gente recebe. É papel da mesa diretiva, da câmara, quando recebeu os processos, encaminhar para as comissões e a comissão de finanças e orçamento não recebeu até agora nada, desde o dia 15 de maio, e a gente só fica a lamentar essa situação que só prejudica a comunidade. O único prejudicado aqui desse impasse todo é a comunidade que pode ficar sem orçamento no próximo ano.”

A presidente da Câmara, vereadora Eremita Mota, confirmou o erro na verba impositiva e explicou os próximos passos.

“Das verbas impositivas, houve um erro, de acordo com a lei, ela está com 1.2%, e o percentual correto é 2.6%. Então, estamos enviando para o prefeito adequar certinho. Voltando, a gente vota, não deu para abrir recesso, estamos com a próxima sessão pautada para quarta-feira, dia 3 de julho. Eu tenho essa prerrogativa de devolver ao prefeito para ele fazer a correção e é o que eu estou fazendo sempre. Não corremos o risco de acontecer com essa LDO o que vem acontecendo com o orçamento ao longo dos últimos anos.”

Ela ainda destacou a importância de não interromper os trabalhos sem a votação da LDO.

“Estou aqui, vou estar aqui todos os dias de sessão. Eu acho que já é um procedimento que acontece. Então não tem problema nenhum e não tem problema de não vir. Estou aqui, disposta, estarei aqui todos os dias, a gente só não pode dar recesso sem a votação. Isso aqui não pode. Foi o que eu fiz. Se não aconteceu a votação ainda, eu não dei recesso, estou aqui no dia 3 com a sessão normal.”

Quanto à comparação com o ano passado, Eremita Mota ressaltou que neste ano houve menos contratempos e que poucos projetos ainda estão pendentes de votação, permitindo um foco maior na aprovação da LDO:

“No ano passado a senhora enxugou a gaveta junto com a LDO, a votação da LDO. Esse ano a senhora pretende fazer isso também? É, esse ano temos poucos projetos, já enxugamos bastante. O ano passado foi um ano de muitos contratempos. Neste ano, a classe não teve. Então estamos aí com os projetos normais e talvez até mais matérias para serem apreciadas. Estamos aí com o mês todo aberto.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador