Saúde

Nutróloga explica estratégias avançadas para emagrecimento saudável

Dra. Aline Jardim enfatiza que a estética está muito avançada nesses critérios e que os planos alimentares devem ser ajustados para trazer um emagrecimento saudável ao paciente.

17/06/2024 09h37
Nutróloga explica estratégias avançadas para emagrecimento saudável

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (rádio Princesa FM) a Dra. Aline Jardim, nutróloga, falou sobre estratégias eficazes para o emagrecimento. Ela enfatiza que a estética está muito avançada nesses critérios e que os planos alimentares devem ser ajustados para trazer um emagrecimento saudável ao paciente.

A dra. Aline destaca que um erro comum é acreditar que comer pouco ajuda a emagrecer.

“Eu sempre dou um exemplo: tem pessoas que podem comer pão e outras que não podem. Se você comer um pão com ovo e um café no café da manhã, você acredita que comendo mais você emagrece? Pois é, às vezes as pessoas acreditam que comer pouco é o que emagrece, mas é comer da maneira correta”, explica.

Outro erro é tentar emagrecer sem orientação profissional. “Quando as pessoas começam esse processo sozinhas, acabam perdendo massa magra, que é fundamental para manter o peso e emagrecer. Quanto mais massa magra você tiver, mais chances tem de emagrecer e de manter o peso”, ressalta.

A suplementação, é bem-vinda quando a pessoa não consegue suprir todas as necessidades de proteína no dia.

“Nós também temos fontes de proteínas vegetais e de carne, para quem não pode consumir derivados do leite”, afirma a dra. Aline.

Ela também destaca a importância do sono e do estresse no processo de emagrecimento.

“O sono é fundamental para a nossa saúde. Durante o sono, ocorre a recuperação celular e a produção de hormônios importantes. Quando você não dorme direito, busca energia nos alimentos, geralmente carboidratos simples, que podem levar ao ganho de peso”, explica. O estresse, por sua vez, aumenta o cortisol, causando inflamação e contribuindo para o ganho de peso.

A dra. Aline menciona os avanços da indústria farmacêutica no combate à obesidade.

“Estamos numa corrida contra o tempo, pois a obesidade aumenta cada vez mais. Recentemente, participei do 8º Simpósio Internacional de Obesidade e Síndrome Metabólica no Rio de Janeiro, onde vimos a evolução da indústria farmacêutica. A Tirzepatida, por exemplo, é uma nova medicação que promete um efeito comparável à cirurgia bariátrica, com até 36% de perda de peso”, relata.

Sobre o efeito rebote das medicações, a dra. Aline esclarece: “Os pacientes dizem que voltam a engordar quando param de usar a canetinha, mas é porque não mantiveram as mudanças de hábitos. A medicação ajuda a emagrecer, mas é necessário corrigir o sono, a alimentação, manter atividade física e, se necessário, fazer reposição hormonal. Sem essas mudanças, o paciente pode voltar a ganhar peso”.

Comentários

Leia também

Saúde
Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Especialista reforça que movimento regular pode evitar até 80% dos casos
Saúde
Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência...
Saúde
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Produto ainda não teve eficácia comprovada