Feira de Santana

Fogos de artifício e fogueiras: Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para as festas juninas

Tenente do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana alerta sobre cuidados essenciais para evitar acidentes durante as celebrações juninas

14/06/2024 16h12
Fogos de artifício e fogueiras: Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para as festas juninas
Foto: Divulgação CBMAM

As festas juninas, conhecidas por suas tradições, incluem a utilização de fogos de artifício e fogueiras, que devem ser acendidos com extremo cuidado para evitar acidentes graves. A tenente do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, Thalita D’Almeida, compartilhou dicas importantes para garantir a segurança durante essas celebrações.

“A primeira medida de segurança começa antes mesmo de comprar o produto. É preciso verificar se os fogos têm o certificado do Inmetro, a data de validade e seguir as instruções de uso que vêm na caixa do produto.” Destaca.

Durante o manuseio dos fogos de artifício, a tenente enfatiza que é perigoso tentar reutilizar aqueles que falharam, pois podem explodir a qualquer momento. “Nunca utilize sua mão como suporte para nenhum fogo de artifício”, adverte.

As fogueiras, outro elemento tradicional, também exigem atenção especial. Elas devem ser montadas longe de fiações elétricas e em áreas isoladas, com supervisão contínua, especialmente quando há crianças por perto.

“Utilizar álcool para acender fogueiras não é recomendável porque aumenta o risco de acidentes”, alerta. “A utilização do álcool está terminantemente proibida pelo Corpo de Bombeiros, justamente para garantir a segurança da população, principalmente das crianças.”

Reforçando as orientações sobre os fogos de artifício, a tenente lembra: “Todas as caixas de fogos de artifício têm a indicação da idade mínima para uso. É essencial seguir sempre as instruções de uso para evitar acidentes.”

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador