Hospital da Mulher reforça importância do Teste do Pezinho
Dia Nacional do Teste do Pezinho foi celebrado no último dia 6 de junho
No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, maior maternidade pública do interior da Bahia, são coletadas mais de mil amostras por mês para o Teste do Pezinho. O exame é crucial para a saúde dos recém-nascidos. A coleta é realizada através do laboratório de análises clínicas. É um procedimento simples e indolor que identifica doenças graves em seus estágios iniciais, permitindo o tratamento oportuno e evitando sequelas e até mesmo o óbito.
A importância do exame está sendo reforçada durante todo este mês em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado no último dia 6 de junho. A bioquímica Edneide Fonseca de Aquino explica que o Teste do Pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e visa detectar precocemente distúrbios metabólicos, genéticos e infecciosos que podem ser assintomáticos nos primeiros dias de vida.
“Realizamos a coleta de sangue para o Teste do Pezinho diariamente nos bebês internados no HIPS e nos recém-nascidos da unidade pós-alta. Em média, coletamos 35 amostras por dia. No Dia Nacional do Teste do Pezinho, foram coletadas 30 amostras que foram enviadas à APAE e os resultados estarão disponíveis em até 10 dias”, informa Edneide.
Através de algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê, o Teste do Pezinho permite identificar diversos perfis de doenças, incluindo anemia falciforme e fibrose cística. O diagnóstico precoce, conforme ressalta o pediatra neonatologista Bruno Sena, é fundamental para garantir a qualidade de vida das crianças.
“Os testes devem ser realizados preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida, mas, em casos excepcionais, podem ser feitos até um mês após o nascimento. O diagnóstico e o tratamento tardios podem levar a sequelas e comprometer a saúde da criança”, detalha Bruno.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, enfatiza o compromisso da instituição com a saúde materno-infantil e a importância do Teste do Pezinho.
“Realizamos todos os exames de triagem neonatal necessários para os bebês nascidos na unidade em nosso próprio laboratório. Somente em 2022, foram realizados 2.586 Testes do Pezinho. Em 2023, esse número subiu para 2.627, e até maio de 2024, já foram realizados 1.160 testes. Isso nos dá a certeza de que estamos atendendo às necessidades da população feirense”, destaca Gilberte.