Festa dos Romeiros reúne centenas de fiéis e devotos de Santo Antônio
A presença massiva dos romeiros é um símbolo de devoção contínua e da importância deste evento religioso na vida de tantos fiéis.
Milhares de romeiros de Feira de Santana e região metropolitana se reuniram neste domingo (08) na Paróquia Santo Antônio para a tradicional Festa dos Romeiros em honra a Santo Antônio. Este ano além da celebração à Santo Antônio os fiéis comemoram também os 60 anos da Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, que foi elevada a Santuário. A celebração, que contou com missas, procissões e festivais, atraiu fiéis de diversas cidades, reforçando a devoção e a tradição de peregrinação.
A celebração começou com a Santa Missa às 6h30, presidida pelo Frei Monteiro, seguida por outra missa às 8h30, liderada pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian. Frei Liomar Pereira, pároco da Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, destacou a importância do evento.
“Teremos a carreata pelas ruas da cidade para abençoar o povo e os romeiros. A paróquia será elevada à categoria de Santuário, um marco significativo para nossa comunidade.”
Lauro da Silva Lopes, um frequentador da festa há mais de 45 anos, compartilhou um milagre pessoal.
“Trabalhava como vigilante quando fui alvo de um tiroteio. Pedi a intercessão de Santo Antônio e sobrevivi.”
A festa também contou com a participação de políticos locais, como o vereador Mundinho de Nezinho, que destacou a tradição de sua família na romaria.
“Desde quando eu me entendi por gente acompanhei o meu pai há muito e hoje fiquei na responsabilidade da romaria que o meu pai fazia a todos os anos aqui pra Santo Antônio e hoje viemos com 68 pessoas para prestigiar Santo Antônio, agradecer também pelos milagres.”
O arcebispo emérito Dom Itamar Vian celebrou a missa pela manhã, ressaltando a importância de Santo Antônio.
“Ele é chamado de trombeta do Evangelho por seu vigor na pregação e dedicação aos pobres. A elevação da paróquia a Santuário é um reconhecimento do trabalho dos Frades Capuchinhos ao longo dos anos.”
O prefeito Colbert Martins Filho relembrou suas memórias de infância relacionadas à festa.
“Eu, minha mãe, meus pais, meus irmãos, todos participávamos dessa festa. Hoje, como prefeito e católico, apoio e participo das ações ligadas a Santo Antônio.”
Josafá Oliveira, taxista e membro do grupo de liturgia da paróquia, destacou a importância da solidariedade.
“Estou aqui trazendo 60 prêmios, sandálias para ajudar os romeiros. A venda está satisfatória e estamos conseguindo ajudar muitos peregrinos.”
Romeiros de várias cidades da região metropolitana, incluindo Santa Bárbara, Lamarão, Tanquinho, Conceição da Feira, Água Fria, Ipecaetá, Santanópolis, Cachoeira e São Félix, participaram ativamente da celebração.
Dona Raimunda Costa, de Ipecaetá, se emocionou ao compartilhar a recuperação de saúde de sua sogra e filhos, agradecendo as bênçãos de Santo Antônio.
“Minha sogra estava com problemas de esôfago e agora está melhor. Meu filho também teve problemas de pressão, mas está bem. Venho agradecer a Santo Antônio pela saúde da minha família.”
Continuando a programação com uma procissão pelas ruas de Feira de Santana, após a missa das 11h celebrada pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, com a presença de vários padres. A elevação da paróquia a Santuário reforça o papel central de Santo Antônio na comunidade feirense, inspirando fé e devoção em milhares de fiéis.
*Com informações dos repórteres André Silva e Ednalva Valença