Feira de Santana

Vereador critica retirada de mictórios na Uefs e reitora explica projeto de revitalização

A instituição explicou que Os mictórios retirados estão sendo limpos e selecionados para possível reaproveitamento em novas instalações com divisórias

09/06/2024 12h00
Vereador critica retirada de mictórios na Uefs e reitora explica projeto de revitalização
Foto: Divulgação

A retirada dos mictórios dos sanitários na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) gerou polêmica e foi denunciada pelo vereador Edvaldo Lima (UB), que criticou a reitora Amali Mussi durante a sessão da Câmara na última semana.

“Quem colocou na cabeça da reitoria, que um homem tem de urinar abaixado?” questionou ao iniciar seu pronunciamento. Ele disse ter sido informado que a justificativa da reitora para a retirada dos mictórios seria a inclusão: “Inclusão de quê? É a minoria que está mandando? Jogou tudo no lixo. Dinheiro público sendo jogado no mato. Penso que a reitora deve voltar pra sala de aula, ter noções de princípios e valores éticos. Não podemos aceitar o que ela está fazendo”.

Ao final de suas críticas, garantiu que irá recorrer à Justiça contra o ato da administração universitária. Para o vereador, a universidade está “pequena e desvalorizada”.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou que segue realizando diversas obras e reformas para garantir respeito, acessibilidade e bem-estar à comunidade acadêmica e visitantes do campus. A revitalização dos mais de 250 banheiros da instituição é uma das ações em andamento, com previsão de conclusão para o final deste ano. O objetivo é assegurar privacidade, mobilidade e fácil acesso para pessoas com deficiência, além de manter os espaços sempre limpos e adequados para todos.

A reitora da Uefs, Amali Mussi, explicou: “A reestruturação dos banheiros faz parte de um projeto maior de acessibilidade no campus. A gente está fazendo a parte de pavimentação, ampliando o restaurante universitário, reestruturando os banheiros para adequar para pessoas com deficiência, para que os mictórios tenham privacidade e para podermos ter bem-estar no campus”.

A reestruturação dos banheiros inclui a troca e manutenção de itens como descargas, vasos sanitários e torneiras. Os mictórios retirados estão sendo limpos e selecionados para possível reaproveitamento em novas instalações com divisórias, garantindo a intimidade dos usuários. Além disso, estão sendo implantados 18 fraldários em banheiros femininos e masculinos, para que pais e mães possam cuidar dos filhos.

O projeto de revitalização dos espaços da Uefs ainda inclui a retirada de barreiras físicas que impeçam a acessibilidade, a conclusão da construção de uma arena de esportes para integração da comunidade, a instalação e ampliação de bicicletários no campus, a aquisição de 80 bicicletas para facilitar a locomoção dentro da universidade, a pavimentação de ciclovia, de pista de cooper e de passeios com piso tátil e rampas de acesso.

“A gente entende que o bem-estar é a condição primeira para um vínculo bom com a universidade. Queremos que estudantes, servidores, comunidade venham para a Uefs e gostem de estar aqui. Segundo, é uma condição mínima de convivência”, afirmou a reitora.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador